TikTok ou e-commerce: por que não os dois?

24 jul 2023

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O TikTok é uma das redes sociais que mais tem conquistado o público nos últimos anos, e de acordo com uma pesquisa, é o aplicativo mais baixado desde 2020.

Outra pesquisa realizada pela Opinion Box mostrou que para 76% das pessoas que utilizam a plataforma, marcas e empresas devem estar presentes para interagir com os consumidores.

Além disso, 53% gostariam que as organizações com as quais eles consomem utilizassem a rede social. Isso mostra o quanto o TikTok se tornou popular, além de ser um excelente recurso para alcançar o público e gerar oportunidades de vendas.

Isso pode ser feito tanto por meio de produção de conteúdo, quanto por meio de anúncios patrocinados e parcerias com influenciadores.

Uma das principais características da plataforma são os conteúdos dinâmicos, divertidos e interativos, e os diversos recursos de edição disponibilizados pelo próprio aplicativo, como músicas, filtros e efeitos.

É perfeitamente possível promover a marca, seus produtos e serviços nesta plataforma, desde que a organização saiba utilizá-la da melhor maneira possível.

Com isso em vista, este artigo vai mostrar como usar o TikTok para promover produtos e serviços, quais são as melhores práticas para integrá-lo ao site de vendas e como medir o sucesso de uma campanha no canal.

Como promover produtos e serviços?

É perfeitamente possível promover uma plataforma e-commerce, seus produtos e serviços por meio do TikTok. Para isso, alguns dos passos mais importantes são:

Integrar as plataformas

Algumas plataformas e-commerce podem disponibilizar seu catálogo de produtos em seu perfil no TikTok. Porém, antes de fazer isso, é necessário verificar se existe essa possibilidade e qual é o melhor caminho.

Portanto, para uma companhia que disponibiliza aluguel de caçamba basculante, é uma maneira de simplificar o processo a fazer anúncios no aplicativo, e para as lojas virtuais a facilidade é a mesma.

Isso porque quando os produtos são inseridos no catálogo, também são atualizados automaticamente, o que facilita o processo de vendas. Se não for possível fazer a integração, uma boa opção é adicionar a URL do site no perfil.

Produzir conteúdos criativos

A maior característica do TikTok é o fato de possuir vídeos curtos e divertidos, voltados para o entretenimento dos usuários. Pensando nisso, uma das melhores estratégias é produzir materiais que atraiam o público.

A loja deve chamar seus seguidores de outras redes sociais para acompanhá-la no aplicativo e soltar a criatividade para criar conteúdos originais e bem humorados.

Para não errar, é interessante acompanhar outras empresas para ver o que elas estão fazendo, além de encontrar desafios e hashtags que estejam em alta e tenham a ver com o negócio.

Acompanhar as tendências

Um empreendimento que faz instalação de sistema de alarme para loja deve acompanhar as principais tendências para não perder a oportunidade de aumentar sua visibilidade.

Na aba “descobrir” o usuário encontra áudios e vídeos em alta e pode procurar referências, influenciadores e desafios que ajudam a marca a crescer.

Lembrando que as tendências precisam estar de acordo com o planejamento estratégico do e-commerce para alcançar o público certo e aumentar as vendas.

Fazer parcerias

Assim como no YouTube no Instagram, o TikTok também tem os influenciadores digitais, que são criadores de conteúdo com uma grande base de seguidores.

É interessante investir em marketing de influência pelo aplicativo, desde que a organização consiga encontrar influenciadores relevantes para seu público e que sejam compatíveis com a marca.

A pesquisa pode ser feita dentro da própria rede social, visto que ela oferece uma plataforma chamada Creator Marketplace que se encarrega de conectar as marcas e os influenciadores.

Como integrar TikTok e e-commerce?

Para integrar a plataforma de vendas ao TikTok, o primeiro passo é acompanhar o que está em alta, por meio do monitoramento de tendências.

Outra coisa muito importante é o fato de que os usuários buscam os conteúdos por meio das hashtags, o que pode auxiliar na hora de encontrar um novo público.

Nesse contexto, até mesmo um fornecedor de kit lanche empresarial deve saber equilibrar publicidade com conteúdo, uma estratégia comum também nas outras redes sociais.

Com o material precisa instigar o usuário e fazer com que ele associe a publicação à marca ou compreenda a proposta.

Ao invés de tentar vender diretamente o produto ou serviço, o ideal é apresentado de maneira mais natural, como no caso das parcerias com influenciadores.

Deve-se ter muita atenção ao formato da publicação porque isso faz toda diferença e permite ser facilmente notado, além do mais, também facilita na hora de mensurar os resultados.

Os usuários preferem assistir conteúdos em formatos de vídeo 9:16, por isso, utilizá-lo vai ajudar a atrair mais pessoas e aumentar o tempo de visualização.

Sendo assim, é possível que uma empresa alimentação coletiva use algumas estratégias de marketing para aumentar as conversões, como no caso da chamada para ação (CTA).

Entretanto, antes de investir nessa estratégia, é essencial compreender as características da persona para saber quais são seus comportamentos e desejos.

Por fim, é fundamental que todos os conteúdos sejam autênticos e relevantes, isso porque se trata de uma rede social muito dinâmica e jovem, além de ter uma concorrência muito grande.

Se a publicação não fizer sentido para o usuário ou não souber chamar a atenção das pessoas de cara, certamente será ignorada e esquecida instantaneamente.

A base para o sucesso dessas ações é conhecer muito bem a persona, saber quais são suas dores e desejos na hora de criar publicações e o que fazer para conquistá-la imediatamente.

Saiba como medir o sucesso de uma campanha

Assim como acontece nas demais redes sociais, como Facebook e Instagram, as estratégias no TikTok também precisam ser acompanhadas para saber se estão alcançando o sucesso esperado.

A própria plataforma disponibiliza várias opções para analisar o desempenho e garantir que as estratégias estejam alcançando os resultados que a marca deseja.

Nesse sentido, um fabricante de mesa plataforma individual deve analisar a taxa de engajamento, número de cliques, frequência de exibição, alcance, entre outras possibilidades.

Ao acompanhar as métricas, também é possível identificar padrões de comportamento do público-alvo e ajustar a estratégia de anúncios para que ela possa atender às necessidades da audiência.

A plataforma de vendas também pode ajustar seu orçamento para maximizar o retorno sobre os investimentos, e o acompanhamento constante garante que todo o recurso investido seja bem aproveitado.

A companhia também não pode se esquecer de que o sucesso de suas ações no TikTok dependem de vários fatores, como:

  • Segmentação adequada;
  • Escolha de formato;
  • Criação de conteúdo envolvente;
  • Conhecimento sobre o público-alvo.

As métricas de desempenho ajudam a avaliar o sucesso da campanha, e o próprio TikTok e oferece diversas métricas que ajudam os anunciantes a compreender como seus anúncios estão acontecendo.

Até mesmo uma marca de talheres descartáveis ecológicos pode analisar o número de impressões, número de cliques, número de visualizações, custo por mil impressões, custo por clique, taxa de cliques e taxa de conclusão do vídeo.

Compreender o funcionamento dessas métricas e o modo como se comportam durante a campanha permite ajustar a estratégia para melhorar o desempenho e aumentar ainda mais o retorno sobre os investimentos.

Se a empresa perceber que o custo por clique está muito alto, pode ajustar a segmentação do público e assim alcançar usuários que sejam realmente relevantes para a empresa e enxerguem o valor do anúncio.

Lembrando que, para tudo isso, uma entidade especializada em laudo de vistoria de carro precisa definir metas específicas, e ao defini-las, também saberá quais métricas precisa acompanhar para alcançar os resultados desejados.

Quanto ao retorno sobre os investimentos (ROI), para calculá-lo, o ideal é usar uma ferramenta de análise para rastrear as conversões e a receita gerada, com base nas características dos anúncios.

A plataforma de vendas pode fazer isso usando um pixel de conversão, que nada mais é do que um código instalado no site de vendas e que rastreiam as ações dos usuários quando eles clicam em um anúncio.

O retorno sobre os investimentos será muito mais interessante para uma organização que distribui embalagem basculante personalizada se ela fizer as ações com base em uma segmentação precisa e se souber criar conteúdos criativos.

Ademais, deve monitorar o desempenho de suas estratégias para regular as ações e alcançar o propósito almejado durante o planejamento.

Considerações finais

É perfeitamente possível integrar uma plataforma e-commerce ao TikTok para melhorar os resultados de vendas.

O aplicativo permite que as marcas criem conteúdos relevantes e interessantes para a audiência que vão ajudar a promover os produtos e serviços.

A empresa só precisa conhecer as características de seu público para se certificar de que ele está presente na plataforma e iniciar suas estratégias.

Para se certificar de que está atingindo o propósito estabelecido no início do planejamento, vai acompanhar algumas métricas que vão ajudar a ajustar as ações.

Texto desenvolvido por Guia de Investimento

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