Com o passar dos anos, a produção de conteúdo passou a ser um dos elementos essenciais para a realização de boas práticas empresariais. Entender, nesse caso, quais são os seus tipos mais recorrentes acaba sendo essencial.
Há um avanço significativo nas modalidades de consumo de mídia de uma forma geral. Hoje em dia, as pessoas estão ávidas por conteúdos.
Todo mundo tem aquela temática favorita que faz que se passe horas consumindo aquele tipo de produção. É se apoiando nessa fato que o marketing de conteúdo consegue começar a se estruturar de forma mais estratégica.
Se, por exemplo, um curso para dirigir ambulância produzir algumas postagens em blog referente a esse assunto, certamente, que está nesse meio irá ler.
Essa atração é um dos elementos mais importantes para que aquele leitor passe a ser um cliente dali pra frente.
Por essa razão, é fundamental que cada passo dado dentro dessa dinâmica seja feito de forma consciente e estratégica.
Um usuário que quer saber mais sobre laudo pericial insalubridade, certamente, está procurando esse conteúdo por alguma razão.
É preciso que essas intenções sejam compreendidas e que haja um ato de compreensão e desenvolvimento de boas práticas para a sua conversão.
Conteúdo e inbound marketing
O conteúdo, nesse sentido, é um elemento essencial para uma realização maior ainda dentro de uma lógica de marketing digital.
O inbound marketing é uma estratégia que tem como base a atração de novos leads para uma plataforma empresarial.
Para compreender melhor do que essa ferramenta se trata, é preciso se voltar para o seu mecanismo oposto: o marketing tradicional ou outbound marketing.
Essa técnica consiste em uma série de perspectivas que têm como base a interrupção para a realização de alguma comunicação empresarial.
Sendo assim, se uma empresa de fechamento de pia em vidro temperado estiver procurando anunciar dentro dessa lógica, um comercial de TV ou anúncio de revista pode funcionar.
A interrupção aparece como um elemento central, uma vez que ela vai se inserir dentro de um conteúdo que gera atração.
Já o outbound tem uma dinâmica diferente. Ele aposta em uma perspectiva de atração partindo do interesse já existente.
Uma pesquisa dentro de um mecanismo de busca sobre CNH de moto que atrai um clique, pode, por exemplo, estar baseada em um conteúdo.
Essa dinâmica, por sua vez, pode ser muito salutar e garantir alguns elementos importantes na hora de atrair um lead.
Esse elemento, inclusive, diz respeito à razão de ser do inbound marketing e da produção de conteúdo, uma vez que é nele que reside toda a capacidade de conversão dentro de uma plataforma.
O lead é, nesse caso, um possível cliente que entrou em uma plataforma, podendo ser o site de uma empresa que trabalha com tratamento antiderrapante para pisos, mas ainda não obteve nenhuma ação.
Por essa razão, é imprescindível garantir a sua atração a partir da união dessas duas perspectivas.
As vantagens da produção de conteúdo
Diante de todas as possibilidades que essa estratégia tem de se manifestar, é importante ter em mente quais realizações ela pode trazer para uma empresa.
A produção de conteúdo tem uma série de vantagens que precisam ser apontadas para ilustrar um pouco mais as suas potencialidades. São elas:
- Atração de leads;
- Posicionamento da marca;
- Implementação estratégica;
- Avaliação de aplicações.
É certo que há uma infinidade de outras possibilidades, mas é importante se ater a esses elementos para entender um pouco melhor a respeito dessas realizações.
Atração de leads
O primeiro ponto essencial que tem relação direta com o inbound marketing e a produção de conteúdo está relacionado à atração de leads.
Como dito anteriormente, esse elemento é vital para a manutenção de uma marca no ambiente digital.
Uma empresa de manutenção de jardim que, por exemplo, tem um blog com dicas a respeito do tema pode atrair e qualificar muitos leads a partir de sua produção.
Esse ponto é essencial, uma vez que esse é o início de uma relação que pode vir a ser duradoura e de consumo.
Posicionamento da marca
O posicionamento da marca sempre foi um elemento muito importante dentro de qualquer perspectiva de marketing em qualquer ambiente.
Sua realização garante produzir algumas impressões referentes à empresa dentro de uma lógica específica.
Entender, nesse sentido, como o conteúdo se relaciona com esse aspecto pode ser uma forma de começar a pensar a produzi-los.
Isso se dá, sobretudo, por conta da relação do conteúdo com algum tipo de viés que a empresa quer implementar em seu mercado.
Se uma loja de caminhão Munck com cesto, por exemplo, fizer conteúdos sobre gases poluentes, pode ser possível conectá-la às boas práticas ambientais.
Implementação estratégica
É fundamental ressaltar que o conteúdo não é apenas um fluxo de ideias aplicadas a uma lógica de divulgação que se encerra em si mesma.
Na verdade, há toda uma possibilidade estratégica de comunicação dentro dessa lógica e que precisa ser levada em consideração.
Se, porventura, a aposta for em um pesquisa referente ao valor de curso de aeromoça, é possível seguir com alguns conteúdos para reter aquela cliente.
Avaliação de aplicações
Partindo do aumento de acessos que uma empresa passa a ter a partir de uma estratégia de conteúdo bem fundamentada, é possível efetuar algumas avaliações.
Afinal de contas, se há um fluxo grande dentro de um site, é possível entender quais são os conteúdos que estão gerando mais leads, por exemplo.
Dentro disso, é essencial criar algumas novas orientações para que as produções de conteúdo estejam coerentes com aquele mercado.
Os principais tipos de conteúdo
Os conteúdos, obviamente, foram ganhando cada vez mais complexidades e obedecendo a alguns métodos estratégicos importantes.
Nesse caso, é crucial entender quais são as modalidades mais presentes dentro do mercado e como elas podem ajudar as empresas a interagir com o mercado.
Textos em blogs
Sendo uma das grandes realizações dentro de uma lógica de marketing digital, os textos em blogs podem gerar uma série de atração.
Partindo de uma perspectiva de SEO, toda essa produção pode estar ancorada em uma dinâmica de pesquisa dentro de mecanismo de busca.
Diante disso, esse relacionamento com o cliente parte de alguns pressupostos importantes para obter sua realização.
Logicamente, não é apenas o destaque que garante a realização desse conteúdo, mas, sim, uma série de perspectivas importantes.
A mais relevante de todas está inserida na qualificação e direcionamento das postagens feitas naquele blog.
Conteúdos em vídeo
Esse é um formato que tem uma receptividade bastante relevante dentro dos mais diversos tipos de plataformas digitais. Realizar, nesse caso, um bom conteúdo em vídeo pode estar apoiado em alguns aspectos essenciais.
Além de uma dinâmica de atração e estratégia de conteúdo, é preciso se ater à técnica daquela produção.
Isso vai desde a produção de um roteiro até um cenário e pós produção e edição bem executadas.
Redes sociais
É certo que as postagens em redes sociais tem uma capacidade bastante amplificada de engajamento. Entender, nesse caso, que elas também são parte de uma estratégia de conteúdo é essencial.
Uma das grandes vantagens desse formato é o grande número de interações que essa modalidade pode ter.
Além disso, dependendo da rede, é possível orientar uma dinâmica que utilize vídeo e texto de forma complementar.
Ferramentas para ajudar no conteúdo
Há uma série de conjunto de ferramentas que conseguem orientar a produção de um conteúdo de forma bastante assertiva.
Por essa razão, é indispensável apontar para alguma dessas categorias para que sejam esclarecidas algumas rotas possíveis de ferramentas.
Plugins de SEO
Hoje em dia, há uma série de mecanismos que visam auxiliar o gerenciamento dos sites. Por esse motivo, é importante entender a respeito de algumas funcionalidades importantes.
Nesse caso, os plugins de SEO funcionam como uma forma de orientar algumas perspectivas para esse fim.
Normalmente, elas condicionam os textos e orientam a produção de título, subtítulo, meta descrição e URL.
Consulta de palavras-chave
Diante da vasta quantidade de acessos que os mecanismos de busca tem, existe uma perspectiva bastante importante sobre a orientação de algumas palavras-chave.
Para efetuar essa aplicação, é preciso entender qual é a disponibilização dessa plataforma para esse fim.
O que ocorre com essas ferramentas é que, ao jogar algum termo, o usuário consegue entender quais são os picos de acesso daqueles termos.
Isso, em grande medida, pode orientar uma produção de conteúdo bastante importante dentro desse meio.
Considerações finais
Por causa do grande número de perspectivas estratégicas que há dentro de uma campanha de marketing, é importante saber escolher qual é a implementação que tem mais a ver com aquela perspectiva.
No caso do conteúdo, há uma variedade bastante grande de possibilidades e, por isso mesmo, entender esses aspectos pode ser fundamental.
Por fim, o conjunto de ferramentas que há disponível dentro do mercado pode auxiliar, inclusive, na definição de formatos para ele.
Texto desenvolvido por Guia de Investimento