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Conheça as vantagens por trás do Guest Post

Quando alguém convida alguém para uma festa de trabalho, muitas vezes é preciso saber qual é o ganho profissional que a ida terá ao negócio. Na estratégia de Guest Post é a mesma coisa.

Que marca não quer se associar à outra que é muito bem-vista no mercado? Praticamente qualquer tipo de companhia almeja isso. 

Construir caminhos de forma solitária e independente é algo duro. No meio da internet, o surgimento de diversos negócios é absurdamente pungente.

Não há maior dinamismo, em qualquer época, do que na era on-line. Quem conhece o mercado de startups sabe como é.

No começo, tudo parece difícil e parece que demora para a roda girar e engatar. Quando engata, claro, a tendência é abrir portas e mais portas.

Ou seja, as pessoas abrem as portas espontaneamente quando uma empresa já adquiriu alguma notoriedade e relevância, seja em qual área for. 

Mas para pequenas e médias empresas, às vezes, como as com fachada loja iluminada, pode parecer difícil ganhar capilaridade em vários mercados de atuação que podem nem estar mapeados ainda. 

Isto é, a hipótese de explorar mercados correlacionados começa a fazer sentido, uma vez que se expande o conceito de mercado para uma determinada marca.

Em uma diferença de poucos anos, é possível que consumidores mudem de comportamento. Isso faz com que o mercado se adapte.

E aqui está um ponto de atenção: por mercado, fala-se de concorrentes. Quando competidores se mexem, quem não mover um dedo estará perdendo o que especialistas chamam de market share. 

Ou seja, uma parte do mercado estará nas mãos de outros e a empresa que não se adaptar estará fadada ao fracasso. 

É como ter uma demarcação de estacionamento só que dentro da lógica do mercado de atuação de uma companhia. Dessa forma, surge a brecha para oportunidades com o guest post. 

O que é Guest Post?

Essa estratégia de marketing nada mais é do que a publicação de textos, artigos, entrevistas e todo tipo de conteúdo como convidado de um site, blog ou páginas de empresas. 

Em contrapartida, não necessariamente com uma troca de conteúdo. É realizada uma espécie de escambo de autoridades e de textos, ajudando marcas a explorarem novos públicos, algo que não seria possível apenas com os próprios sites. 

É como se fosse um ganha-ganha em que as pessoas aproveitam o espaço do site de vidro blindado para fachada a fim de expor a expertise. Em troca, a outra empresa, que foi convidada, faz o mesmo no site da parceira.

Quais são as vantagens?

Dessa forma, o grande objetivo da estratégia de guest post é conseguir links de autoridade para um site e, também, se posicionar em outros blogs e páginas relevantes, aos quais as pessoas irão acessar e, por conseguinte, se interessar pelo negócio. 

A ideia é alcançar uma nova audiência e, com isso, dar mais tráfego para o blog ou página que fala, por exemplo, de meia para reflexologia. Assim, ocorre a diversificação de públicos e canais em que a empresa trafega.

Pode-se perguntar isso, entretanto: “Mas se as pessoas não conhecem esse site, por que fazer isso?”. 

Muito simples: por que pessoas de outras audiências e outros públicos não poderiam se interessar ou repassar esse conteúdo para quem se interessaria de fato?

E tem outro ponto de vantagem. Na visão de longo prazo, conforme a estratégia de guest post vai se consolidando, mais autoridade o seu site terá ao longo do tempo. E considera-se, neste caso, um guest bem-feito e de grande relevância para o público.

Incluir isso na estratégia de marketing digital é essencial para construir a autoridade, que faz com que seus canais sejam lidos, ouvidos e assistidos. Não importa se o assunto é sobre cuidador de idoso 24 horas ou outro assunto. 

Quando o conteúdo é original e traz um assunto de forma agradável e instigante, tanto para quem está convidando quanto para quem está fazendo o conteúdo como convidado, a estratégia pode virar um ganho exponencial para ambos os lados. 

Mesmo que as empresas sejam de áreas diferentes, uma de tratamento de concreto aparente, por exemplo, há, entre elas, assuntos que são relacionáveis entre si.

Uma coisa que precisa ser explicada é que o conteúdo precisa ser útil para ambos os lados, independentemente da sua pertinência ao público. Antes de qualquer coisa, portanto, ele deve ser relevante para ambos.

Como, por exemplo, o tema de gestão. Uma empresa que faz película jateada para box pode fazer um guest post com uma rede de pet shop usando a administração empresarial como principal mote.

Os pontos em comum são a chave de um conteúdo de guest post. Trazer o que está à tona nos dois negócios se torna benéfico para ambos e, por isso, é um ganha-ganha que traz, realmente, muitas vantagens.

Fora esses pontos, é também uma forma mais barata de gerar tráfego e com muita eficiência. Se uma empresa terceirizada precisasse ser contratada para gerar conteúdo, o orçamento ficaria muito mais caro. 

Mas, diante da possibilidade de ter um parceiro de negócios que tope hospedar um texto em um outro site de negócios, por que pagar se é possível ter de graça e, às vezes, com mais retorno ainda?

Dentro do marketing digital, quem ainda não usa essa estratégia está perdendo esforços de marketing extremamente relevantes, que podem ser, posteriormente, exigidos custosamente em outras áreas do negócio que demandam muito mais.

A associação entre os dois negócios não pode ser só entre os assuntos. Precisa-se de que ambos tenham basicamente o mesmo nível de autoridade no meio online.

Caso contrário vira um benefício que pende mais para um lado do que para o outro, o que causa divergências de tráfego e de esforços para conseguir alcançar o público.

Outra grande vantagem de considerar a estratégia de guest post é incorporar ao marketing digital de uma empresa as boas práticas de Search Engine Optimization (SEO).

Ou seja, quem faz guest post com vários sites e blogs parceiros está incrementando ainda mais a frente de tráfego orgânico. 

Isso ocorre porque, entre as boas práticas que o Google e outros buscadores geralmente premiam com uma medalha de metal personalizada digital, está o fato de ter um link de autoridade referenciando o seu site. 

É bom tanto para quem dá o crédito quanto para quem está sendo creditado, porque confere autoridade a ambos. 

A razão é esta: se um site referência o site de uma empresa que é referência, quer dizer que há boas conexões, e que quem referenciou está antenado. 

E para quem teve seu site divulgado, dentro do site de uma empresa relevante, também é algo incrível porque o Google lê da seguinte forma: 

Esta empresa foi referenciada por um site que tem uma autoridade no assunto. Premia-se ele, portanto, colocando seus links entre as primeiras páginas de busca.

É exatamente isso o que acontece. Fomentar a estratégia de SEO com guest post é tão benéfico que seus links e suas páginas ficarão mais fáceis de serem encontradas ao pesquisar as palavras-chave que têm a ver com o negócio. 

Considerações finais

A estratégia de guest post é, como este conteúdo mostrou com diversos argumentos e situações, uma das melhores estratégias dentro do marketing digital pelos seguintes fatos que podem se resumir em:

  • Mais autoridade para todos os envolvidos;
  • Mais tráfego de qualidade;
  • Expansão do negócio para novos públicos;
  • Barateamento do orçamento de marketing. 

Essas vantagens e muitas outras fazem das companhias, que decidem por esse tipo de estratégias, verdadeiras conhecedoras dos processos mais integrados de marketing que existem.

Viver em uma ilha digital, em que por si só a empresa tenta se construir, não será nada efetivo em se comparando com o convite de um blog que é referência e que pode fazer alçar novos voos de ambos os lados.

Deve-se lembrar de que é importante também pensar sempre na qualidade do que na quantidade de guest posts. 

É isso o que vai colocar as empresas em outros patamares e de forma muito mais natural do que, por exemplo, uma estratégia de mídia paga, que acaba sendo uma forma artificial e de curto prazo para conseguir tráfego e novos leads. 

Portanto, entender que o guest post é parte fundamental de uma estratégia de marketing digital é o primeiro passo para a implementação de algo que precisa de muito mais de diálogo e conversa do que tecnologias, aparatos e estruturas enormes. 

Basta um simples combinado, que os ganhos podem ser computados em cerca de meses e, ao longo do tempo, isso se transformará em uma frente acertada e de fácil implementação para quem for novo, da equipe de marketing, conseguir tocar a estratégia.

Texto desenvolvido pelo blog Guia de Investimento

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Aprenda como ver os insights da ferramenta Google meu negócio

Google Meu Negócio é uma plataforma oferecida pelo Google que permite aos negócios serem encontrados facilmente pelos consumidores. Quanto mais completo for o perfil, melhores serão os resultados.

Estar presente na internet é fundamental para qualquer empreendedor, isso envolve a criação de um site institucional, publicações de conteúdos educativos e ricos em um blog e perfis nas redes sociais.

Mas para ser encontrado de maneira orgânica, é fundamental contar com um perfil no Google Meu Negócio porque a cada dez pessoas, oito usam esse buscador para se informar sobre empresas.

Além disso, muitos usuários usam a plataforma de buscas para comparar negócios antes de decidir com qual deles entrar em contato primeiro. Essa ferramenta é ideal para potencializar a estratégia e impulsionar as vendas locais.

Ao construir o perfil, a companhia aparece nos resultados de pesquisa e no Google Maps, o que facilita na hora de atrair clientes para o estabelecimento. Qualquer negócio que esteja fora da plataforma, está perdendo oportunidades.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, será abordado o que é Google Meu Negócio, quais benefícios traz para as empresas e serão dadas algumas dicas para visualizar os resultados.

O que é Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio, também conhecido como Google My Business, é uma plataforma oferecida pelo Google para que os empreendedores possam divulgar suas empresas de maneira gratuita, nos resultados orgânicos e no Google Maps.

Por meio da ferramenta, é possível estabelecer um diálogo direto entre as empresas e os clientes, e os empreendedores têm a possibilidade de transmitir informações sobre o negócio, como:

  • Endereço;
  • Telefone;
  • Horário de funcionamento;
  • Horário de pico.

Uma empresa de locação de coworking sala individual também pode informar as pessoas sobre eventos que vão acontecer, criar uma sessão de perguntas e respostas e ainda exibir notas sobre os produtos e serviços.

A plataforma foi criada em 2014 com o propósito de unir as funcionalidades do Google Places e Google + (desativada em 2019).

Benefícios do Google Meu Negócio

O Google é o mecanismo de buscas mais usado no mundo todo, sendo usado pelas pessoas toda vez que precisam de alguma informação, ler uma notícia ou qualquer outra necessidade.

Em apenas alguns segundos, ele mostra todas as informações que o usuário precisa e é justamente essa popularidade que faz suas ferramentas terem tanto potencial. No que diz respeito ao Google Meu Negócio, as maiores vantagens são:

Facilidade em gerenciar

O próprio empreendedor pode gerenciar as informações sobre a empresa, além da possibilidade de interagir com os clientes e publicar fotos para mostrar um pouco mais sobre seus produtos e serviços.

No caso de um fornecedor de embalagens para delivery, vale muito a pena investir nesse recurso porque as imagens costumam ser 40% mais vistas do que as que estão hospedadas em outras plataformas.

Aumenta a confiabilidade

As corporações que confirmam suas informações no Google Meu Negócio são consideradas muito mais confiáveis pelos consumidores.

Os usuários sabem muito bem que o Google está atento às empresas e à qualidade de tudo que está na internet, por isso quando não encontram determinado estabelecimento no Google Meu Negócio, ficam com um pouco de receio.

Para transmitir uma boa impressão e atrair clientes, é muito importante construir esse perfil e deixá-lo o mais completo possível.

Mais ligações

Algo que muitos empreendedores percebem depois de criar o perfil na plataforma é que a organização recebe mais ligações. Quando o usuário pesquisa o que precisa, vai visualizar as empresas cadastradas na ferramenta.

Eles podem clicar para telefonar e o proprietário do local pode rastrear a origem da ligação para saber se o contato é proveniente do Google Meu Negócio.

Com isso, fica mais fácil saber se a plataforma está atendendo às expectativas, se é necessário investir um pouco mais na exposição da empresa e a partir disso decidir as estratégias que serão usadas.

Aumenta os cliques

Se uma loja de camisa de malha silkada obtiver um perfil completo no recurso, vai receber 42% mais solicitações de rota de carro e cerca de 35% mais cliques em seu site.

O Google Meu Negócio é um excelente recurso para melhorar as estratégias de SEO, fazendo com que o site se torne mais relevante e aprimorando seu posicionamento nos resultados de pesquisa de maneira natural.

Melhora a presença digital

A plataforma é muito simples e fácil de gerenciar, por isso muitos empreendedores conseguem potencializar os resultados obtidos.

É uma forma de melhorar a própria presença digital por meio de fotos dos produtos e serviços, publicando imagens profissionais. Outra maneira de potencializar ainda mais a performance é através da criação de campanhas inteligentes.

Por meio delas, uma empresa de sistema de rastreamento veicular via satelite consegue se destacar e mostrar muito mais sobre seus produtos e serviços.

Resultados fáceis de mensurar

Assim como qualquer outra estratégia de marketing digital, o perfil do empresa no Google Meu Negócio também precisa ser mensurado.

Os donos dos perfis podem acessar diversas informações, como a maneira que os clientes pesquisam a empresa e de onde eles são e quantas pessoas entraram em contato diretamente usando o telefone exibido na conta.

Outra informação disponível é o número de pedidos de rota que foram realizados e a quantidade de cliques que o site obteve.

Aumenta as visitas na loja

Um dos principais objetivos da ferramenta é atrair clientes para a loja, algo perfeitamente possível até mesmo para os negócios que ainda não possuem um site ou um perfil nas redes sociais.

Existem muitos empreendedores que não sabem lidar com as ferramentas digitais, mas fazer um perfil no Google Meu Negócio vale a pena porque ele age como a antiga lista telefônica.

Antigamente, se alguém quisesse entrar em contato com uma empresa camisa polo, procurava nas páginas amarelas, hoje em dia, basta digitar o que precisa e encontrar a organização.

O perfil na plataforma mostra telefone de contato e endereço, além do horário de funcionamento, permitindo que os clientes entrem em contato e façam uma visita.

Como visualizar os resultados?

Depois de saber todos os benefícios que o Google Meu Negócio pode trazer, chegou o momento de saber como visualizar os resultados e aproveitá-lo ao máximo.

Isso é importante porque criar um perfil não é o suficiente para atrair consumidores. O proprietário da empresa precisa fazer algumas coisas para ter mais resultados.

Uma delas é manter as informações atualizadas para que o consumidor consiga encontrar tudo o que precisa sobre a organização.

Se alguém precisa de assistência para máquina de bordar industrial 4 cabeças, vai procurar o negócio com o perfil mais completo na plataforma, por isso é muito importante que ele esteja sempre atualizado.

É possível gerenciar o perfil diretamente na pesquisa e no Maps, e se for necessário administrar vários perfis de uma vez, existe a opção de gerenciador de perfis de empresas.

Se o usuário quiser adicionar outro perfil, basta acessar a pesquisa Google e selecionar no menu de três pontos a opção “adicionar um novo perfil de empresa”.

É possível fazer o download em massa de insights sobre vários perfis em formato de planilha. Assim, uma empresa especializada em laudo cautelar e ecv consegue ver o desempenho de diferentes unidades na rede de pesquisa do Google e no Maps.

Mas é importante ressaltar que os insights só estão disponíveis para perfis verificados. Se este for o caso da sua empresa, deve-se fazer login no gerenciador de perfis da companhia e selecionar os perfis que deseja incluir no relatório em massa para download.

Acima da lista de locais, o usuário deve clicar na opção “fazer download de insights” e na tela ao lado do relatório desejado deve selecionar “acessar relatório”.

Determine o período em que deseja fazer a análise e faça o download no canto inferior direito da tela. O download começará automaticamente em uma nova guia e, ao terminar, ela pode ser fechada.

O administrador do perfil de uma empresa de controle de estoque armazenagem e distribuição logística pode verificar a frequência de visualização do perfil no Google Maps.

Outra possibilidade é usar os insights de visualização para acompanhar a popularidade do negócio, tanto com clientes atuais quanto com potenciais clientes.

Mas é fundamental lembrar que somente proprietários e administradores do perfil conseguem ter acesso a essas informações.

Basta fazer login na conta do Google para gerenciar o perfil do negócio e conferir as informações sobre ele. Isso também mostra insights no Maps e na pesquisa Google.

Considerações finais

Criar um perfil no Google Maps é essencial para qualquer negócio que deseje se destacar no segmento em que atua.

Uma plataforma simples e inteligente, capaz de evoluir os resultados de pequenas e médias empresas na internet e no próprio estabelecimento.

 Texto desenvolvido por  Guia de Investimento.

 

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Marketing para salão de beleza: saiba como pode ajudar a atrair mais clientes

O Marketing para salão de beleza, por mais estranho que possa parecer em um primeiro momento, andam juntos. Um salão de beleza precisa usar marketing para atrair novos clientes, isso vai fazer com que o negócio cresça e tenha mais lucros.

Mesmo que o atendimento de um salão seja de qualidade e o serviço prestado seja ótimo, sem um bom trabalho de marketing é muito difícil que uma empresa consiga atrair e reter muitos clientes.

Há empresas que já possuem um mercado cristalizado e não precisam utilizar marketing em grande escala para ganhar clientes, como é o caso de uma empresa de instalação de hidrante predial.

Contudo, dentro do mercado B2C, o segmento dos salões de beleza e estética é um dos segmentos mais lucrativos da economia brasileira. O marketing da indústria da beleza, por outro lado, cresce a cada dia e afeta cada vez mais esses empreendimentos.

Para fazer o marketing para salão de beleza, é necessário entender como o marketing pode funcionar para todas as empresas, já que o marketing em uma empresa pode ser diferente da aplicação em outra.

Por exemplo, uma loja de brinquedos possui um público-alvo completamente diferente que uma loja de carros e, portanto, as estratégias de comunicação serão diferentes.

Qual a importância do marketing em uma empresa

Quando falamos em marketing, o que vem à mente é a internet. O ambiente virtual é um local onde é possível aprender cada vez mais sobre o que fazer e o que não fazer sobre qualquer assunto ou um nicho de mercado.

O baixo custo para alcançar uma grande massa de pessoas fez com que as empresas iniciaram uma corrida pela atenção do cliente dentro do meio online.

O trabalho de marketing precisa ser feito para encontrar uma maneira de chamar a atenção para o serviço ou produto em questão que está sendo oferecido. Contudo, todas as empresas estão batalhando ao mesmo tempo para fazer isso.

Assim, enquanto um usuário faz uma busca na internet, empresas diferentes podem tentar vender para ele totens robô ou então cursos online. A oferta depende da busca que o cliente está fazendo na internet.

Mas, uma vantagem muito grande da internet, é que os empreendedores digitais têm a oportunidade de segmentar, ou seja, criar filtros para encontrar os clientes certos para o negócio.

Não importa o segmento ou porte da empresa, o marketing é fundamental para toda e qualquer corporação que deseje fazer negócios na internet, desde as micros até as macros empresas.

Quem dominar essas técnicas poderá se antecipar às novidades e mudanças do mercado para gerar o valor esperado que o cliente busca.

Por exemplo, uma transportadora pode produzir um conteúdo sobre frete fracionado e direcionar para clientes próximos para incentivar as negociações B2B entre eles.

Especialistas em marketing afirmam que a publicidade é o porta voz da empresa e, a boa notícia é que nunca foi tão fácil se comunicar para um grande número de pessoas quanto nos dias de hoje.

Através de estratégias de marketing digital, uma empresa pode atrair e conquistar clientes facilmente. Isso ocorre pela necessidade humana em se relacionar com outras pessoas e criar novas conexões.

Afinal, desde o início da existência do ser humano, para sobreviver, era indispensável trabalhar em conjunto com as outras pessoas. É por isso também que as marcas precisam se relacionar com os consumidores.

Ao fazerem isso de forma clara, direta e objetiva ganham a vantagem de um relacionamento duradouro para realmente criar valor e significado para a vida do cliente.

Com esse pensamento, ao vender salgados mini quibe para festa não deve focar no evento que ocorreu: a venda. Deve focar na conexão feita com o outro ser humano que precisa solucionar necessidades.

Estratégias de marketing em um salão de beleza

O marketing para um salão de beleza é uma ferramenta que possibilita ao empreendedor atingir os usuários que frequentam a loja e, com base no estudo de comportamento desse perfil, procurar outras pessoas que possam ter interesse no negócio.

Ao elaborar estratégias de marketing para uma empresa é necessário conhecer a fundo o negócio, pois não adianta criar uma campanha ou marketing sem saber o que realmente o cliente quer. Para a empresa atingir seus objetivos, é preciso realizar o estudo de público.

Porque, a primeira etapa descrita acima representa o processo de qualquer empresa, desde uma empresa que vende cordão poliéster até uma empresa que vende cosméticos.

Depois, o que vai diferenciar as estratégias de marketing de uma empresa para outra é a comunicação que será adotada com o público. Para isso, há muitas plataformas para colaborar com a economia no Brasil.

Com o advento da internet, a possibilidade de criar conexões infinitas fez com que a economia fosse compartilhada e ampliada para usuários que realmente se engajam com uma causa procurada.

Dessa forma, a internet ajuda no desenvolvimento de muitas esferas da vida social e as empresas de salão de beleza podem reconhecer alguns desses benefícios ao oferecer incentivos aos clientes, como por exemplo:

  • Promoções e fidelidade em salões de beleza;
  • Interação com o público;
  • Produtos exclusivos;
  • Agendamento online;
  • Propagandas pagas para vendas locais.

Com essas dicas, uma empresa poderá iniciar as campanhas no marketing digital para depois encontrar as estratégias específicas que atendem ao negócio. Cada empresa é única e atende às necessidades particulares do cliente.

Mesmo que duas empresas diferentes vendam produtos iguais, como por exemplo rede de proteção para escada caracol, cada empresa se relaciona de forma particular com o cliente.

Marketing de conteúdo para salão de beleza 

O marketing para um salão de beleza é uma ferramenta que possibilita ao usuário atingir seus objetivos, principalmente quando é utilizada com estratégias adequadas e com muito conhecimento

Para utilizar estratégias de marketing digital para salão de beleza, uma empresa pode considerar utilizar as estratégias do marketing de conteúdo para gerar valor e significado para o cliente.

Assim, ao entregar um conteúdo de valor para o seu público, será possível identificar os usuários que interagiram com o que foi publicado e definir uma busca estratégica para oferecer produtos e serviços.

Por isso, existem alguns exemplos rápidos de como o marketing de conteúdo pode ser útil para um salão de beleza, são eles:

  • Modelos de clientes;

  • Moda e beleza nas redes sociais;

  • Notícias sobre moda e beleza;
  • Hashtag própria;

  • Reviews de produtos.

Considerações finais

A economia brasileira teve um cenário muito complicado nos últimos anos, e para sobreviver em uma competição tão grande, tornou-se indispensável a toda e qualquer empresa trabalhar uma boa estratégia de marketing. 

Desde a digitalização massiva que o início da pandemia causou, cada vez mais pessoas estão cogitando empreender digitalmente para aproveitar os benefícios que o marketing digital pode proporcionar.

A propaganda é uma ferramenta essencial para qualquer tipo de negócio no mundo atual. Em mais de um século de evolução, o marketing deixou de ser um simples conceito de mercado para se transformar em estratégia fundamental em empresas do mundo todo.

No dia de hoje, a internet possibilita que um pequeno negócio possa expandir-se e até mesmo vender seus produtos para as marcas mais conhecidas do mundo através das redes digitais.

Mas para isso, a empresa precisa entender que é preciso investir na divulgação da marca por meio do marketing na internet. 

Os usuários estão cada vez mais conectados e dispostos a comprar produtos de qualquer lugar do mundo, mas só vão fazer isso se confiarem na qualidade e no atendimento.

Sendo assim, a importância de contratar um bom profissional para fazer o trabalho do marketing para um salão de beleza é essencial, seja por meio da internet ou por outros meios.

O importante é dedicar-se para desenvolver o setor de marketing da empresa, já que desde uma empresa de limpeza de pedras até um restaurante local podem aproveitar os benefícios do marketing digital.

Todas as empresas precisam de publicidade para se manterem ativas nesse mercado competitivo e sofisticado. Para os salões de beleza, é essencial fazer a comunicação do estabelecimento ser notada ao público alvo.

A internet é uma excelente cartilha para as empresas que querem se aproximar do público. Com um simples computador e conexão à internet é possível realizar estratégias de marketing que podem resultar em grandes lucros.

A maioria das empresas ainda não sabem o quanto o marketing pode fazer a diferença na receita da empresa, muitos ainda acreditam que o marketing é somente propaganda. 

Marketing de conteúdo para salão de beleza é uma ferramenta poderosa para todo tipo de negócio, um dos fatores que mais influenciam no resultado da sua empresa é a imagem, sendo o marketing para salão de beleza uma ótima maneira de aproveitar os resultados.

Texto desenvolvido por  Guia de Investimento.

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Conheça os diferentes tipos de relatórios dentro do Marketing!

Quando o assunto é voltado para os relatórios de marketing, ambos são essenciais para acompanhar as métricas e desenvolver os dados internos em agências de marketing e publicidade.

Eles servem para orientar as estratégias utilizadas nesses locais no sentido de apresentar aos clientes a eficácia das campanhas realizadas e podem orientar nas próximas decisões estratégicas que devem ser utilizadas.

Através da análise de dados e dos diferentes tipos de relatórios as equipes podem apresentar resultados e desenvolver melhorias dentro dos processos. 

Mas nem sempre uma agência é orientada por esses dados, ou sequer sabe como elaborá-los eficientemente, dificultando os próximos passos e o crescimento da empresa.

Do que se trata os relatórios de marketing?

Os relatórios de marketing são ferramentas de avaliação de documentos com informações sobre o desempenho de uma equipe nas ações e estratégias adotadas que tem como foco analisar os resultados da área de marketing.

Especificamente nas agências de marketing, eles servem para levar ao conhecimento dos clientes os resultados obtidos na realização de uma campanha de batedor de calda de sorvete, por exemplo.

São ferramentas usadas internamente, que informam a equipe como ela está agindo e são importantes no monitoramento das estratégias. Os objetivos dos relatórios de marketing são:

  • Indicar o desenvolvimento das estratégias;
  • Mostrar se elas estão dando certo ou não;
  • Orientar a equipe nas melhores decisões futuras;
  • Direcionar a equipe para efetuar melhorias quando necessário.

Os relatórios são a base das atividades do departamento de marketing e ainda contribuem para novas ideias em outras áreas do negócio e coletam informações das estratégias realizadas no passado ou que estão em andamento.

Esses relatórios sobre a manutenção aeronaves, por exemplo, visam a melhoria do desempenho das ações projetadas para o futuro dentro da empresa, e nas agências têm um papel relevante junto aos clientes.

Portanto, eles são fundamentais e a técnica de análise dos relatórios deve ser eficaz, trazendo inúmeros benefícios que também estão ligados aos objetivos. Pode-se concluir que ambos percorrem os mesmos caminhos, tais como:

  • Acompanhamento dos resultados;
  • Identificar os melhores canais para as campanhas;
  • Conhecer melhor qual é a persona;
  • Comprovar a eficiência das estratégias de marketing realizadas;
  • Justificar os investimentos na área de marketing.

Os relatórios de marketing podem ser elaborados durante o desenvolvimento de um projeto ou para reunir dados após uma campanha de anúncios realizada na temporada da Black Friday, por exemplo.

Esses dados permitem que a equipe possa identificar quais as ações que produziram os melhores resultados, de acordo com as metas esperadas e definidas durante a elaboração do planejamento estratégico.

Um dos pontos nos quais a equipe de marketing pode se apoiar através dos relatórios é sobre quais são os melhores canais de que geram mais conversão de clientes, tráfego no site e engajamento dos consumidores de rotulo bopp transparente.

Os melhores canais são definidos de acordo com os objetivos da empresa e tanto um Blog, site ou redes sociais podem ser utilizados, se forem os locais onde as pessoas mais circulam quando navegam pela internet.

Os relatórios de marketing também podem coletar dados sobre a audiência no marketing, encontrando quem são as pessoas que seguem o perfil da marca pelas redes sociais, quais delas acessam o site e identificando a forma como se comportam.

Por meio das informações, consegue-se monitorar o perfil da audiência, conhecer mais profundamente o público de limpeza de colchão encardido e criar uma persona mais alinhada à realidade da empresa.

Nas agências de publicidade, por exemplo, esses relatórios são uma ferramenta poderosíssima para manter o relacionamento com os clientes e com elas a equipe consegue destacar a eficiência das estratégias e o retorno que trazido para eles.

Ao mostrar a eficácia do trabalho realizado, isso gera a confiança do consumidor e as informações contidas nesses relatórios devem ser simples e objetivas, sem dados complicados que envolvem números ou gráficos.

Como os relatórios devem ser criados?

Os relatórios de marketing também servem para justificar os investimentos aplicados nessa área, para demonstrar que os negócios com troféu de acrílico para personalizar estão realmente crescendo e é necessário continuar aplicando recursos.

Se o retorno financeiro com os negócios for comprovado, os relatórios podem também justificar o aumento das verbas para outros projetos e os trabalhos podem ser mais desenvolvidos, aumentando os ganhos financeiros da agência.  

Os relatórios devem ser informativos e atrativos visualmente, para que a análise seja mais fácil e as informações devem ser bem claras e os seguintes itens que precisam constar são:

  • Apresentação;
  • Metas;
  • Indicadores-chave de performance (KPIs);
  • Informações sobre a audiência;
  • Principais canais;
  • Gráficos;
  • Destaques;
  • Análise da equipe.

O relatório deve iniciar com uma apresentação simples sobre quais são os projetos e campanhas que serão abordadas.

Depois, mostrar as metas definidas no planejamento e quais delas foram alcançadas, fazendo um comparativo entre as que foram planejadas e executadas, permitindo com isso a avaliação dos melhores resultados.

O relatório também deve conter os resultados dos KPIs, isto é, aqueles que demonstram se uma marca atingiu ou não o objetivo esperado, assim como os dados sobre a audiência do público voltado para calibração de vidrarias volumétricas.

Os dados sobre o desempenho dessa audiência nos canais também ajudam a conhecer melhor a persona da marca e os principais canais que fazem parte do projeto ou campanha devem ser inseridos, para comparar os resultados.

Os gráficos precisam ser incluídos nos relatórios, mas sem informações excessivas e complicadas, porque muitas vezes só um texto não consegue transmitir as informações.

Os dados contidos nos relatórios sobre vistoria ECV preço, por exemplo, devem ser destacados com prioridade para que os resultados não exijam mais a frente melhores explicações ou mais detalhes a respeito. 

E por fim, o relatório deve conter observações sobre o desempenho estratégico das equipes. Dessa forma, o cliente pode entender melhor como foi a performance do time e por vezes os gráficos, textos e números não conseguem essa comprovação.

Tipos de relatórios de marketing

Existem vários tipos de relatórios de marketing que podem ser usados no dia a dia, durante a realização de projetos ou no término das campanhas, cujos dados devem ser analisados para se obter os resultados finais, tais como:

  • Relatórios por periodicidade;
  • Relatórios de vendas e oportunidades;
  • Relatórios de mídia e tráfego;
  • Relatórios de SEO;
  • Relatórios de e-mail marketing.

Os relatórios de periodicidade podem ser aplicados por dia, semana, mensalmente ou anualmente.

Na maioria das vezes o relatório por periodicidade mais curto é utilizado em uma campanha ou em um projeto que já está em andamento e o de periodicidade mais longo é usado em projetos mais frequentes, que possuem contratos de longo prazo.

Esses relatórios muitas vezes são só utilizados internamente, e é possível produzir um documento diariamente contendo informações de cobertor popular casal para doação e enviá-lo para a instituição filantrópica apenas semanalmente.

Os relatórios de marketing também podem ser aplicados para gerar vendas e leads em uma campanha, se esse for objetivo, e para isso são criados os relatórios de vendas e oportunidades.

Já os relatórios de mídia e tráfego são focados e aplicados para gerar demanda para o negócio e podem apresentar os resultados de campanhas de tráfego realizadas no Facebook Ads ou Google Ads, por exemplo.

Os relatórios também podem ser utilizados em diversas mídias e os de SEO são focados na busca orgânica dos mecanismos de pesquisa, no qual ele posiciona as páginas de um site, dá autoridade do domínio e mostra as conversões que o tráfego orgânico gerou.

Porém, os resultados de SEO retornam a médio e longo prazo e por essa razão a periodicidade tende a ser mais espaçada entre uma e outra.

Os relatórios de mídias sociais são focados e aplicados na estratégia de social media, como o próprio nome já define e podem ser utilizados nas mais diversas redes sociais que sejam utilizadas pelo empreendimento e conversem com o público.

Eles são aplicados frequentemente, porque as redes sociais atuam recorrentemente, e trazem informações sobre alcance e engajamento das publicações veiculadas.

Assim como mostram quais são os conteúdos que obtiveram melhor resultado e a forma que as redes sociais contribuíram nas conversões de clientes para a empresa.

Já os relatórios de e-mail marketing precisam trazer informações sobre os envios das mensagens enviadas, que são realizados com frequência durante uma campanha, por exemplo.

Nesses relatórios também são incluídos as informações sobre métricas como a taxa de abertura, taxa de cliques nos links, taxa de rejeição e conversões que os e-mails geraram.

Considerações finais

Os diferentes relatórios de marketing na realidade são uma ferramenta de análise para obter informações, e não apenas para saber se as estratégias de marketing durante uma campanha estão dando certo ou não.

Eles também mostram se a equipe de marketing está realmente sendo ativa e produtiva em suas ações dentro da empresa, para alavancar vendas e trazer mais resultados financeiros para a organização. 

 Texto desenvolvido por  Guia de Investimento.

 

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Marketing multinível: como usar essa técnica em meu comércio eletrônico?

Marketing multinível é uma estratégia também conhecida como marketing de rede, em que os lucros são provenientes da venda de produtos de uma marca ou do recrutamento de vendedores.

Esta estratégia é uma das mais comentadas atualmente, tendo em vista que os vendedores são bem incisivos e defendem as empresas com unhas e dentes. Mas muitas pessoas costumam confundi-la com esquemas de pirâmide.

Por essa razão, algumas pessoas enxergam a prática como algo negativo, no entanto, já se transformou em fonte de renda para muitas pessoas que desejam conquistar a independência financeira.

Tanto é que, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), existem cerca de 4 milhões de brasileiros que empreendem dessa forma, vendendo produtos de diversas marcas.

Muitos, inclusive, trabalham formalmente, mas encontraram no marketing multinível uma segunda fonte de renda rentável, por isso, é do interesse de muitas pessoas que querem ganhar mais dinheiro.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, será abordada a definição de marketing multinível, os benefícios que traz para as pessoas e como pode funcionar dentro do comércio eletrônico.

O que é marketing multinível?

Marketing multinível é um processo de vendas em que o revendedor lucro é por meio das vendas que realiza ou por meio de uma rede de revendedores.

As vendas acontecem de forma direta e acontecem com o contato pessoal entre os vendedores e clientes, mas com a chegada do e-commerce, muitas pessoas também passaram a vender pela internet.

A princípio, seu conceito pode parecer algo complicado, mas a verdade é que existem muitas marcas que trabalham dessa forma, atuando em diferentes setores, como:

  • Cosméticos;
  • Utensílios para o lar;
  • Alimentos;
  • Vestuário.

 

Um profissional que atua com instalação de cerca elétrica Guarulhos pode encontrar no marketing multinível uma forma de aumentar sua renda.

O modelo foi desenvolvido em 1940 por Carl Rehnborg e desde então vem conquistando adeptos no mundo todo.

Benefícios do marketing multinível

O marketing multinível é uma modalidade de vendas que traz benefícios tanto para quem vende quanto para a empresa.

Por meio dele, a marca consegue conquistar um espaço maior no mercado, ao passo que os revendedores alcançam sua independência financeira. Outros benefícios que se destacam são:

Horário flexível

Quem decide o horário de trabalho é o próprio revendedor, o que ajuda a ter mais liberdade para cumprir todos os compromissos do dia a dia.

Devido à rotina cada vez mais apertada das pessoas, ter tempo é o desejo de muitos profissionais, inclusive de quem trabalha para outras organizações.

Independência financeira

Ter o próprio negócio, como uma empresa de lavagem de tapetes residenciais, é sinônimo de independência financeira e o marketing multinível também traz esse benefício.

Para muitas pessoas, ele significa mais do que renda extra, isso porque, no início, mesmo que tudo seja um pouco mais difícil, o revendedor está mostrando os produtos para os compradores.

Ao longo do tempo, vão conhecer um pouco mais sobre as soluções, se interessar por elas e comprá-las. Um pouco de paciência pode levar o profissional a voar mais alto.

Receber bonificações

Existem muitas marcas famosas que atuam com o modelo de marketing multinível, e elas bonificam os revendedores que se destacam. Os prêmios são os mais variados, desde produtos da marca, até veículos e viagens.

Tudo o que o profissional precisa fazer é encontrar produtos que acredita e que conhece, assim sendo, é fundamental procurar marcas que possuem o mesmo perfil e que ofereçam as oportunidades que deseja alcançar.

Conhecer pessoas novas

O dia a dia de um revendedor é cercado de pessoas diferentes, visto que precisa se comunicar de maneira ampla para vender os produtos.

A comunicação pode acontecer tanto pessoalmente quanto pela internet, assim como no caso de uma empresa de serviços de manutenção preventiva.

Ao trabalhar com as duas modalidades de comunicação, o revendedor consegue expandir seu convívio social e conhecer pessoas novas todos os dias.

Baixo investimento inicial

Por fim, outra vantagem que se destaca muito é o baixo investimento inicial, ou seja, é possível ter o próprio negócio sem precisar gastar muito.

É o profissional que decide o que deseja vender, podendo ganhar o próprio dinheiro, administrar seu tempo e obter lucros sem a necessidade de um orçamento amplo.

Marketing multinível e comércio eletrônico

O comércio eletrônico veio para ficar e isso se deve a todas as vantagens que oferece para as empresas e pessoas.

Os consumidores têm a possibilidade de comprar o que precisam, pagando um preço acessível e recebendo tudo em casa.

Por outro lado, as empresas conseguem expandir sua marca, aumentar as vendas e economizar investimentos em estabelecimentos físicos.

Quando alguém precisa de algum produto ou serviço, como coleta de óleo de cozinha usado em condominio, basta pesquisar na internet para encontrar uma empresa que ofereça a solução.

O marketing multinível acompanha essa tendência, o que significa que os revendedores podem vender os produtos diretamente por meio de uma plataforma e-commerce.

Para isso, é necessário compreender como esse modelo de vendas atua no comércio eletrônico, e ele depende de algumas estratégias, como:

Conhecer o público-alvo

Antes de montar o site, o revendedor precisa conhecer seu produto e o público que se interessa por ele. O comportamento das pessoas que compram na internet é diferente do comportamento de quem compra pessoalmente.

Procure entender a viabilidade do produto no ambiente digital e faça uma relação entre o custo de investimento e o retorno que vai obter.

Também é importante definir a persona, um personagem semi fictício que representa o cliente ideal da marca. A persona de um fabricante de brindes para inauguração de loja possui todas as características necessárias para se interessar pelos produtos.

As vendas pela internet ficam muito mais fáceis quando o revendedor conhece as características da persona, seus interesses e como argumentar com ela.

Investir em conteúdo de qualidade

A internet fez com que as pessoas se interessassem cada vez mais por conteúdos de valor, ao contrário do que acontece com a mídia tradicional.

Nos canais digitais, ninguém é obrigado a consumir informações que não deseja, podendo escolher seus assuntos de interesse.

Tendo isso em vista, para vender mais, é necessário que a plataforma não fale apenas sobre os produtos disponíveis, mas também sobre assuntos de interesse da persona e que estejam relacionados ao universo da marca.

Alguns materiais, como um e-book, podem ser oferecidos para os visitantes em troca de algumas informações sobre eles, como nome e e-mail.

Um fabricante de motores para portas investe nessa estratégia para estabelecer um relacionamento com os consumidores, proporcionar conteúdo relevante e atravessá-los durante a jornada de compra.

Cuidar do design do site

Vender pela internet exige muito cuidado com a qualidade da plataforma, pois quando o site é difícil de navegar, demora para carregar e apresenta outros problemas, a tendência é que o visitante desista da compra.

Todas as opções disponíveis na plataforma precisam funcionar muito bem e com agilidade. Em outras palavras, o cliente deve encontrar o que precisa com facilidade, caso contrário, vai desistir e procurar o concorrente.

Uma oficina caminhão cuida de sua plataforma para que os visitantes possam entender seus serviços, agendar horários para avaliações, dentre outras funcionalidades disponíveis.

No caso do marketing multinível, é fundamental que todos os produtos sejam bem descritos, bem organizados e sejam inseridos em um ambiente de compras seguro.

Outro ponto fundamental é o fato de que as pessoas acessam cada vez mais a internet por meio de tablets e smartphones.

Esses aparelhos evoluíram muito e ninguém mais precisa esperar chegar em casa ou no trabalho para ligar o computador e comprar.

O design responsivo foi criado para que o site possa se ajustar a qualquer tamanho de tela, sem prejudicar a organização dos elementos e garantir carregamento rápido. Como resultado, o visitante terá uma experiência positiva.

Mas não há a necessidade de se preocupar, pois o design responsivo também serve para ser acessado pelo computador, o que amplia ainda mais o alcance da marca.

Relacionar-se com as pessoas

Assim como um fabricante de purificador e alcalinizador de água, um revendedor de marketing multinível precisa desenvolver um bom relacionamento com a marca e o público, por meio do comércio eletrônico.

Plataformas como as redes sociais deram voz às pessoas e elas perceberam o poder que exercem ao comentar suas experiências com as empresas.

Além de criar uma loja para vender os produtos, não se esqueça de estar presente nas redes sociais e em outros canais que promovem o relacionamento com o público.

Considerações finais

O marketing multinível é uma estratégia de vendas que já alcançou a internet e, por meio do comércio eletrônico, traz resultados ainda mais positivos para os revendedores.

Neste artigo, pôde-se conhecer um pouco mais sobre essa modalidade e de que maneira trabalhá-la na web para aumentar os ganhos e alcançar o sucesso.

Texto desenvolvido por Guia de Investimento.

 

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Remarketing: Como utilizar essa técnica em sua empresa!

Remarketing é uma estratégia de marketing digital que faz com que os anúncios veiculados no Google Ads apareçam mais de uma vez para as pessoas que, em algum momento, demonstraram interesse por determinado produto ou serviço.

As estratégias de marketing digital estão em alta e negócios do mundo todo já perceberam a necessidade de trabalhar com elas para divulgar seus produtos e serviços.

Existem ações voltadas para as mais diversas finalidades e podem ser usadas por empresas de todos os setores. Uma das mais trabalhadas pelas organizações é o remarketing porque ele tem foco nos leads que estão no fundo do funil.

Muitas pessoas acessam o site institucional e plataformas e-commerce por pura curiosidade, mas enquanto estão navegando, podem simplesmente se interessar por algum produto ou serviço e iniciar o processo de compra.

Mas assim como a marca consegue efetuar vendas, também ocorrem muitas desistências, assim como usuários que clicam em um anúncio por curiosidade, mas acabam não comprando.

O remarketing é voltado exatamente para essas pessoas, e neste artigo será apresentada qual a sua definição, quais são as vantagens que ele apresenta e de que maneira trabalhar com essa modalidade para os negócios digitais.

Entendendo o conceito de remarketing

Remarketing é uma estratégia que significa fazer marketing novamente para uma mesma pessoa. O propósito dessa ação é gerar impacto em alguém que, em algum momento, demonstrou interesse por um produto.

As campanhas podem ser por e-mail e ajudam a reativar consumidores da base para que eles executem uma ação. A companhia pode usar essa estratégia em diferentes situações, por exemplo, lembrar itens que foram esquecidos no carrinho.

Um fabricante de estrutura de metal para telhado também pode avisar sobre promoções e ações no site que possam interessar seus leads.

Vantagens do remarketing

Investir em remarketing traz uma série de benefícios para as empresas, e dentre aqueles que mais se destacam estão:

Manter a empresa na mente dos consumidores

Muitas coisas podem fazer os usuários navegarem em um site sem fazer uma conversão. Pode ser que estejam pesquisando um pouco mais sobre os produtos ou até mesmo estejam fazendo uma pesquisa de mercado.

Por falar nisso, de acordo com um levantamento realizado pela CMO da Adobe, cerca de 30% dos usuários costumam reagir de maneira positiva para anúncios redirecionados, e apenas 11% reagem negativamente.

Por meio dessa estratégia, a marca consegue lembrar as pessoas sobre um interesse anterior, e pode ser ainda mais eficiente ao fazer uma oferta especial.

Foco total nos anúncios

Essa estratégia segmenta usuários que realizaram ações que de alguma forma expressaram seu interesse por um produto ou serviço.

Uma empresa de controle de acesso são paulo pode criar listas de remarketing para casos específicos, como visitantes que colocaram alguma coisa no carrinho, mas por algum motivo não finalizaram a compra.

Uma estratégia muito comum é oferecer um desconto para esses usuários, de modo a influenciar sua decisão de compra. Com isso, o cliente em potencial terá incentivos de sobra para voltar ao site.

Economia de custos

Os anúncios dessa estratégia são opções econômicas, isso porque a marca vai trabalhar com pessoas que já demonstraram interesse no que ela oferece, por essa razão, não se trata de uma ação que começa do zero.

O custo total depende da estratégia geral de marketing, mesmo assim, é possível economizar. Uma forma de fazer isso é combinar o remarketing com a segmentação contextual.

Isso garante que o que está sendo apresentado aos clientes em potencial seja realmente relevante para eles e no momento certo.

Aumenta as conversões

Se o usuário encontrou o site ou aplicativo da empresa e teve contato com a marca, ela já superou uma parte importante para se conectar com essa pessoa.

Ao usar uma estratégia de remarketing, uma empresa de conserto de câmara terá mais chances de conquistar um novo cliente e fechar negócio.

Essa prática oferece incentivo suficiente para que as pessoas encontrem o que estavam buscando anteriormente. Algumas companhias conseguem aumentar suas taxas de conversão em 60%, e isso acontece por diferentes motivos.

São anúncios que lembram as pessoas sobre o produto, mas que levam os usuários para a página de onde eles saíram.

Supondo que a pessoa visualizou a página de preços pela última vez, é justamente para lá que ela será levada. Como resultado, a organização oferece uma experiência perfeita e favorável à conversão.

Amplia o alcance da marca

A metodologia também é ótima para aumentar o alcance da empresa, pois esse tipo de anúncio não se limita apenas à web. É possível alcançar pessoas que navegam em sites e aplicativos por meio de diferentes dispositivos.

Uma empresa de adesivo para envelopamento personalizado pode segmentar visitantes anteriores nas redes sociais, por meio de vídeos e anúncios gráficos, enquanto assistem outros conteúdos. A segmentação ocorre com base em informações como:

  • Idade;
  • Localização;
  • Faixa etária;
  • Interesses.

 

Outra possibilidade é usar texto e imagens nos próprios anúncios de remarketing oferecidos pela rede de display do Google.

Como fazer remarketing nos negócios digitais

Para investir em uma estratégia de remarketing em sua loja virtual, a empresa precisa investir no seguinte passo a passo:

Analisar a loja

Para que a ação seja realmente bem-sucedida, é necessário se certificar de que as páginas de venda do e-commerce ajudam a fazer conversões.

Lembre-se de que os compradores em potencial visitam essas páginas com mais frequência e elas são responsáveis por gerar as vendas. Para fazer essa análise é possível usar ferramentas gratuitas como o Google Analytics.

Essa etapa é muito importante para fazer os ajustes necessários no site e reduzir o número de desistências. Uma empresa que vende peças para manutenção de persianas pode permitir que o usuário calcule o frete antes de finalizar a compra.

Segmentar as listas

O segundo passo é segmentar as listas para proporcionar uma experiência personalizada ao usuário, agrupando os consumidores com base em seus interesses e hábitos de compra.

Os anúncios serão cada vez mais personalizados e capazes de atrair as pessoas certas, por outro lado se a lista for muito genérica, como no caso dos produtos esportivos, eles ajudam a alavancar as vendas durante as promoções.

Inclua listas de visitantes ou compradores dentro de um período específico, geralmente de 7 a 30 dias. Ações com pessoas que visitaram o e-commerce nos últimos 7 dias possuem frequência mais constante do que as outras opções.

Fazer ofertas irresistíveis

Muitos consumidores desejam comprar os mais variados produtos em uma loja virtual, mas eles precisam de um pouco mais de tempo para considerar a compra.

Também existem aquelas que não estão certas se vão comprar ou não por conta do valor do produto ou do frete cobrado.

Assim como uma empresa de síndico profissional Belo Horizonte, uma boa ideia é enviar ofertas ou descontos para o produto pesquisado, pois isso aumenta ainda mais as chances de vendas.

A ação também ajuda a atrair clientes que não compram com a loja há um bom tempo, além dos descontos em datas comemorativas que também aumentam muito as conversões.

Combinar remarketing e retargeting

A combinação entre remarketing e retargeting é conhecida como remarketing dinâmico, e ajuda a aumentar as vendas porque tem como base o histórico de navegação do público.

É uma ação que ajuda a atrair novos clientes, mas também pode ser trabalhada para quem já comprou com o negócio.

É possível enviar um e-mail com o produto visualizado e reforçar a ação por meio de outro anúncio sobre o mesmo produto, considerando o dispositivo usado por quem está acessando.

Determinar a frequência dos anúncios

Uma loja que vende lombo defumado artesanal deve estabelecer a frequência dos anúncios para que a estratégia não passe despercebida e comprometa o planejamento financeiro, trazendo bons resultados para o e-commerce.

O excesso de anúncios pode provocar o efeito contrário e irritar o usuário, assim sendo, procure entender quem é o público-alvo e de que maneira essas pessoas reagem ao remarketing.

Outro ponto fundamental é entender o ciclo de compra do cliente, pois às vezes ele pode ser um pouco mais longo e estar aberto a receber mensagens com uma frequência um pouco maior.

Saber pausar a ação

Um erro muito comum é deixar o anúncio circular, mesmo depois que o cliente já fez a compra. Além de desperdiçar investimento, acaba comprometendo a experiência do usuário com a loja virtual.

Uma empresa de aluguel máquina lavar piso deve se concentrar na apresentação de produtos complementares e com valores distintos, assim, consegue manter o engajamento e aumentar o ticket médio.

Considerações finais

Perder uma oportunidade de venda para um cliente que demonstrou interesse pelos produtos e serviços é um erro, afinal, o remarketing está aí para recuperar esses compradores.

Por esse motivo, é importante que as empresas saibam como trabalhar essa estratégia da maneira correta, aumentando suas vendas, melhorando sua relação com o cliente e se sobressaindo dentro do mercado de atuação.

Texto desenvolvido por Guia de Investimento.

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Link Building: como essa estratégia pode ajudar na organização da sua empresa

Link building é uma estratégia que se resume em conquistar backlinks, que nada mais são do que links provenientes de outros sites e que apontam para o site da marca de maneira natural.

Se a fonte da menção for relevante na internet, a plataforma mencionada conquista mais popularidade e aumenta sua relevância para os mecanismos de busca. Como resultado, terá mais tráfego e conseguirá boas posições no ranqueamento.

Do ponto de vista de quem não conhece muito bem sobre o assunto, link building parece mais um emaranhado de links do que qualquer outra coisa, mas, na verdade, trata-se de uma estratégia muito simples.

Porém, as dúvidas em relação a ele acabam fazendo com que muitos negócios percam oportunidades de melhorar seu ranqueamento. A falta de conhecimento não deve ser motivo para evitar a estratégia.

Ter medo de fazer algo errado ou ser penalizado pelo Google são receios comuns, mas ao conhecer um pouco mais sobre essa prática, fica muito mais fácil empregá-la do jeito certo.

Neste artigo, será possível conhecer o conceito de link building, seus benefícios, a importância de trabalhar com ele e saber algumas dicas para colocar em prática.

Entenda o que é link building

Link building é um conjunto de ações que têm como objetivo conquistar links qualificados irrelevantes, provenientes de outras plataformas. Com isso, fica mais fácil aumentar a autoridade e a reputação perante os buscadores.

A qualidade do site é imprescindível para que ele seja bem posicionado nos resultados de pesquisa, e estar bem posicionado é necessário para atrair tráfego qualificado.

Os links têm um papel muito importante para os mecanismos de busca, visto que é por meio deles que uma página é encontrada e sua autoridade é definida.

Se uma oficina especializada em troca de câmbios recebe links de boa qualidade, sua classificação nos resultados de pesquisa será muito positiva.

Nessa razão, os negócios não devem valorizar a quantidade de links que apontam para o seu site, mas, sim, a qualidade deles.

Isso é algo que está diretamente relacionado com a autoridade de domínio, e quanto maior ela for, mais valiosa será a recomendação do site para os buscadores.

Outro ponto importante é que o site que está limpando o conteúdo precisa ter uma relação com a outra empresa. Por exemplo, uma loja de roupas esportivas pode mencionar uma escola de futebol ou uma academia.

É muito importante tomar cuidado com links de páginas que não têm nenhum tipo de relação com o conteúdo, pois isso, sim, pode desencadear penalidades por parte do Google.

Além disso, é fundamental ter domínios de boa referência, bem classificados e que possuam uma boa reputação, pois eles valorizam ainda mais a estratégia de link building.

Se um hospital respeitado menciona um lar para idosos com alzheimer, vai transferir um pouco de sua autoridade para essa empresa.

Benefícios do link building

O link building é uma das principais estratégias de SEO, e ao longo do tempo se mostra cada vez mais importante para que as empresas possam se destacar digitalmente. Ele também traz muitos outros benefícios, como:

  • Aumento do tráfego;
  • Mais conversões;
  • Notoriedade;
  • Autoridade;
  • Excelente custo-benefício.

 

Quando existe uma boa quantidade de links qualificados direcionados para o site, os resultados são muito melhores. Em outras palavras, o tráfego melhora consideravelmente.

Profissionais de marketing e empresas dos mais variados setores sabem que o tráfego é fundamental para seu sucesso, mas não é simples de ser alcançado.

É preciso lançar mão de algumas estratégias para alcançar visitantes, e mais do que alcançar essas pessoas é alcançar as pessoas certas.

A empresa precisa de visitantes qualificados e estes nada mais são do que usuários que possam se interessar por seus produtos e serviços.

Um laboratório de coleta de cabelo para exame toxicológico deve investir em link building para fazer com que seus clientes e potenciais clientes cheguem com mais facilidade.

E quanto mais pessoas chegarem até o site, maior será o número de conversão. A regra é muito simples: quanto mais pessoas qualificadas acessam o site, mais chances o negócio tem de convertê-las.

Embora o link building não garanta com certeza que as vendas vão aumentar, a marca nota um aumento de sua visibilidade e isso faz com que as conversões sejam mais numerosas.

Quanto mais links recebidos, maiores serão as chances de gerar vendas. Não se pode esquecer de que, assim como qualquer outra técnica focada nos buscadores, o link building pode estar associado à assessoria de imprensa digital.

Isso significa que o negócio pode aproveitar para divulgar informações que sejam interessantes para o público, como os aspectos positivos da marca.

Um fabricante de letreiro de loja em acrílico também pode fazer uma promoção, dar dicas de comportamento para os consumidores, dentre outras assuntos que sejam pertinentes para seu público e para seu mercado de atuação.

A estratégia é capaz de aumentar a autoridade de marca quando os links são provenientes de plataformas confiáveis e que também geram autoridade. Por isso, é muito importante ficar de olho em quem menciona seu negócio.

Por fim, o link building reduz os custos com marketing digital porque a empresa começa a receber tráfego orgânico de maneira natural, sem que para isso precise investir em estratégias pagas.

Importância do link building

O link building é um dos fatores de classificação usados pelo Google e estão diretamente relacionados ao posicionamento da página. Por essa razão, acaba se tornando um dos aspectos mais importantes para as estratégias de SEO.

Uma marca de bota ortopédica para criança deve investir nessa estratégia com cuidado para garantir o desempenho de todo o trabalho de otimização.

O foco sempre deve ser conseguir links naturais, provenientes de sites com boa reputação. Eles também precisam ser contínuos e gerar impactos na visibilidade do site perante o Google.

Outra coisa que influencia a autoridade da página é o local onde o link é inserido. Se ele estiver logo no início do conteúdo, terá mais valor do que aquele que está no rodapé da página ou na barra lateral.

Dicas para uma boa estratégia de link building

Existem algumas dicas que ajudam a criar uma boa estratégia de link building. Dentre as que mais se destacam, estão:

Ativos de marketing digital

O marketing de conteúdo é um dos pilares mais importantes para o link building, por isso, antes de tentar conquistá-los, é muito importante que os proprietários de outras plataformas gostem dos materiais publicados no seu site.

Uma empresa de reciclagem de equipamentos de informática vai agradar os visitantes com seus conteúdos e estimular o compartilhamento. Os ativos de marketing digital são linkáveis porque possuem um alto potencial de compartilhamento.

Alguns exemplos são os infográficos, conteúdos interativos, publicações com listas, guias completos e resultados de pesquisas.

Investir em guest post

Guest post é uma estratégia que consiste na criação de conteúdos como convidado para outro blog. Ou seja, uma marca produz material para outra que seja complementar aos seus serviços e possuam público parecido.

Os dois saem ganhando porque enquanto um recebe um conteúdo de qualidade e que aumenta o número de visitas, o outro recebe credibilidade e autoridade da plataforma.

Outra estratégia muito bem-vinda para o link building é o co-marketing. Neste caso, um restaurante de comida vegetariana delivery se une a outra empresa para criar materiais em parceria, como ferramentas e e-books.

Rejeitar backlinks duvidosos

Uma das premissas do link building é se certificar de que as menções são confiáveis e de boas fontes, por isso, a marca deve rejeitar backlinks de origem duvidosa. Plataformas sem qualidade podem prejudicar a classificação do seu site.

Se perceber que existe algum link indesejado, rejeite-o imediatamente, e a ferramenta usada para fazer isso é o Google Search Console, pois ela conta com um recurso específico para rejeitar backlinks.

Uma escola de aulas de voo só precisa inserir quais páginas e domínios devem ser rejeitados. O processo demora um pouco no início, mas ao longo do tempo, o Google deixa de considerá-los em sua classificação.

Mais uma opção é falar diretamente com o administrador do site e solicitar que ele remova o backlink, caso seja uma urgência.

Considerações finais

Por meio de uma estratégia de link building usada por uma empresa, o Google consegue avaliar até mesmo o tipo de relacionamento que um site possui com outros endereços na web.

Se ele for mencionado por outras plataformas de autoridade e respeitáveis, mostra que também é de confiança e que pode ser bem posicionado nos resultados de pesquisa.

Entender sobre essa estratégia é fundamental para colocá-la em prática e aproveitar todo o potencial que ela é capaz de trazer.

Texto desenvolvido por Guia de Investimento.

 

 

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Dicas de como usar o topo de funil

O topo de funil é o início da estratégia de marketing digital, e para se obter êxito e conseguir fazer o lead passar para o meio e fundo, é preciso estar disposto a criar estratégias que chamem a atenção do usuário. 

Portanto, é preciso trabalhar em cima do topo de funil de maneira assertiva e indireta para que o usuário sinta uma conexão com seu conteúdo desde o início, tendo mais chances de ter uma conversão em vendas. 

A gestão de marketing e vendas é essencial para conseguir essa conversão e aumentar a chance de adquirir potenciais clientes.

Caso queira entender como trabalhar no topo de funil e como atrair clientes, continue essa leitura para mais informações.

O que é topo de funil?

O topo do funil é a fase de conscientização de um problema que precisa ser resolvido, despertando o interesse de um potencial cliente no seu negócio. 

Quando o usuário percebe que tem um problema, ele quer resolver, e através dos conteúdos prestados, tentará a solução. Então, é nesse momento em que se deve construir as estratégias certas para a atração desses usuários. 

Para isso, deve ter as estratégias corretas, entender sobre o perfil da persona que deseja atrair, aumentando o tráfego orgânico da sua página e dando mais chances que os visitantes possam ser clientes. 

Embora o marketing de atração e o de conteúdo não seja algo que precise de investimentos financeiros, é importante ter um curso de gestão financeira online para que as próximas estratégias de tráfego pago sejam bem pensadas. 

Como trabalhar o topo de funil?

Antes de começar a trabalhar no topo de funil, é preciso montar a persona, ou seja, o cliente ideal em que se deseja atrair. 

Para que isso aconteça, são necessárias muitas pesquisas a serem feitas. Além de estudar sobre os concorrentes e como eles trabalham para a conversão dos consumidores.

Jamais se deve plagiar o concorrente, porém é preciso ter inspiração para poder começar. 

Através de tráfego pago, é possível potencializar os resultados. 

Por isso, é crucial entender sobre os gastos feitos nessa estratégia para que traga lucratividade a empresa. 

Por esse motivo, ter um curso de gestão financeira empresarial é tão importante para atingir os resultados. 

Como atrair mais clientes com topo de funil?

Após entender qual o seu público-alvo, é preciso construir estratégias para trazê-los ao topo de funil, em que as principais são:

  • Criação de marketing de conteúdo;
  • Inbound marketing;
  • Newsletter;
  • Manter-se ativo nas redes sociais.

 

A criação do marketing de conteúdo tem sido essencial para as empresas que querem atrair os clientes. Então, ela pode ser feita através de blogs, sites e até mesmo nas redes sociais. 

Uma estratégia utilizada por todos hoje em dia é o SEO (Search Engine Optimization), que significa Otimização dos Mecanismos de Buscas. Com ele, é possível se manter dentro das primeiras páginas dos principais buscadores.

Muitas empresas não dão tanta importância para as redes sociais. Entretanto, ela faz uma enorme diferença em suas estratégias, já que manter-se ativo nas redes sociais trata da identificação do cliente com sua marca, podendo convertê-los com mais facilidade.

Caso queira um auxílio de outras pessoas para trabalharem em sua empresa e potencializar os resultados, é preciso de ética profissional. 

Com isso, um curso gestão de recursos humanos presencial on-line fará a diferença na sua gestão. 

Como atrair o cliente ideal?

Assim como dito, é fundamental construir uma persona para o seu negócio, ou seja, essa estratégia se dá por meio de criar o cliente ideal, através de atitudes e comportamentos dos usuários dentro das suas páginas, de maneira demográfica. 

Dessa forma, a atração dos usuários será grande, o que pode fazer com que esses clientes em potencial passem para o meio do funil. 

Então, esse é o momento em que um usuário percebe que a solução para a resolução do seu problema é considerar o seu produto ou a marca. 

Assim, os vendedores podem fazer uma proposta assertiva para que o usuário passe para o próximo nível, conhecido como o fundo do funil, em que o usuário se torna um cliente da sua marca.

Mesmo com isso, é preciso arrumar formas de fidelizá-lo. Assim, eles se tornarão clientes fiéis e que podem indicar para outros devido a sua boa reputação. 

Entretanto, não importa qual nicho sua empresa esteja inserida, é preciso entender sobre o seu cliente industrial para que suas estratégias sejam eficazes. 

Por exemplo, em um hospital ou clínica de saúde, é preciso fidelizar os pacientes, além de entender sobre marketing e gestão. 

Com isso, um curso de gestão hospitalar ead 2 anos fará com que o seu negócio vá pra frente, garantindo bons lucros e se tornando uma referência no seu segmento. 

Então, agora que você entende como construir estratégias para o topo do funil, não deixe de implementá-las em sua empresa e veja um crescimento dos resultados.

Texto desenvolvido por Top News Tech.

 

 

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B2B: Conheça sobre esse tipo de venda

B2B e venda não andam separados no comércio eletrônico. Ambos estão profundamente ligados, porque as negociações ocorrem de empresa para empresa e é claro que isso pode aumentar a lucratividade das organizações.

Esse tipo de venda é importante porque com ela, na maioria das vezes, a loja consegue desenvolver um relacionamento assertivo a longo prazo, com os clientes que preferem a marca de controlador de acesso hospitalar, por exemplo.

Definição de e-commerce B2B

Primeiramente, a sigla B2B, Business-to-Business, é utilizada no comércio eletrônico para conceituar transações comerciais realizadas entre empresas, realizadas de diferentes formas, que serão apontadas mais à frente.

Ou seja, trata-se de um ambiente, uma plataforma de e-commerce, na qual qualquer indústria, distribuidor, empresa ou um produtor de etiqueta metalizada personalizada, importador ou revendedor vende seus produtos e serviços para outras empresas.

Com esse tipo de venda, é possível controlar cada perfil, ou grupo, de representantes na modelagem de catálogo, identificando quais são os produtos e valores que estarão disponíveis, bem como a elaboração de políticas comerciais.

Essas políticas determinam os pedidos mínimos, ou seja, suas quantidade e/ou valores, e formas de pagamento de um nobreak engetron senoidal. Por isso, é necessário que as lojas se adaptem e esse novo tipo de mercado digital, que cresce constantemente.

Cada vez mais as pessoas estão vendendo e comprando pela internet e ter um e-commerce BSB é um grande diferencial, pois faz parte ativa de qualquer negócio, assim como para a equipe de vendas.

Portanto, as vendas B2B, de empresa para empresa, são as realizadas por organizações cujos clientes não são as pessoas físicas, mas aquelas que possuem um CNPJ, que autoriza esse tipo de comercialização.

As vendas B2B são diferentes da D2C, que são feitas diretamente para o consumidor. As principais ferramentas utilizadas no B2B são as seguintes:

  • Diferentes catálogos para produtos;
  • Frete avançado no transporte de maiores pesos e dimensões;
  • Acompanhamento de pedidos por meio de uma área restrita;
  • Cadastramento de vários centros de distribuição;
  • Cadastro de grupos de representantes e ou revendedores;
  • Cadastro de Políticas Comerciais para grupos de representantes/revendedores.

As vendas através do e-commerce B2B têm como principal foco facilitar o crescimento de um negócio, ampliando sua região de atuação, por meio de vendas online e de representantes ocorrendo a diminuição de custos de venda.

No B2B, a força de venda consegue ser ampliada com o uso de representantes, assim como no atendimento a novos consumidores, pois os mesmos podem atender clientes que procuram por aluguel de máquina de limpar piso, focados nas mídias sociais.

As vendas B2B trazem muitos benefícios para um e-commerce e a lista abaixo mostrará alguns deles.

  • Facilidade de pedidos online 24 horas por dia;
  • Os pedidos são aceitos de qualquer lugar;
  • A comercialização pode ser feita por computadores, tablets e smartphones;
  • A loja aumenta a sua receita ao atingir novos públicos;
  • A área logística pode disponibilizar várias formas de entrega;
  • Os custos da empresa por meio de revendedores desaparece;
  • Alta demanda e precificação maior;
  • Ticket médio superior;
  • Regularidade nos pedidos de compra;
  • Estabilidade, escalabilidade e duração da relação comercial.

Diante dessas vantagens, fica claro que o B2B é uma modalidade na qual vale a pena apostar esforços, porque amplia todo tipo de comercialização de produtos e serviços e os tipos de operação neste modelo são a revenda, transformação e consumo.

Na revenda, a indústria ou distribuidor vende seus produtos para revendas. Na transformação, a indústria vende seus produtos e seus insumos para outras indústrias.

Já no modo consumo, a indústria vende para o consumidor final através de um distribuidor ou no atacado, que é o B2B2C, que significa empresa para empresa para consumidor.

Como funciona o B2B?

O B2B funciona baseado no retorno do investimento realizado pela empresa cliente, no intuito de receber algum ganho financeiro ou benefício por parte do concorrente, por meio do produto ou serviço comprado da empresa fornecedora.

Por outro lado, a companhia fornecedora dos bens ou serviços de monitoramento 24 horas residencial objetiva receber vários pedidos de compras grandes e frequentes.

Sendo assim, é de extremamente importante que seja formado e mantido um relacionamento longo e confiável de ambas as partes.

Um outro motivo relevante para o funcionamento desse modelo de negócios B2B é a análise do concorrente e a identificação do perfil ideal de cliente.

É fundamental ter um profundo conhecimento das características da concorrência e também dos clientes em potencial no momento dos planejamentos comerciais.

A aplicação das estratégias de marketing digital para as empresas B2B fazem com que elas se destaquem nos segmentos em que atuam.

Assim, as vendas dessa modalidade são feitas primeiramente para os representantes de letras caixa e os vendedores, inclusive, podem trabalhar com produtos que são vendidos exclusivamente de forma online.

Tudo isso pensado para que uma loja tenha maior controle, através de uma plataforma focada no tipo do seu negócio, com clientes e representantes comprando ao mesmo tempo, através de diferentes canais, no mesmo site.

Na sequência, a título apenas de informação, consta uma rápida explicação sobre dois diferentes tipos de modelos de negócios, o B2B e o B2C.

Comparativo entre B2B e B2C

Considerando a visão de marketing, um ponto que diferencia o modelo B2B com o B2C está no número de pessoas envolvidas no processo de decisão de comprar ou não produtos.

O número dessas pessoas no B2B é maior, mais exigente e tem experiência na identificação das vantagens e custos antes de decisão final para a empresa.

O processo de compra de um indivíduo é mais ágil e depende de muito menos pessoas até que o fechamento da venda seja realizado.

Por essa razão, as equipes de vendas e de representantes comerciais B2B devem estar preparadas para lidar com os clientes corporativos no momento de realizarem suas compras.

Bem diferente da motivação das compras de armário de escritório planejado, por exemplo, feitas pelos consumidores finais que estão mais suscetíveis aos apelos emocionais.

A dificuldade de decisão sobre as compras, em conjunto com o valor maior do ticket médio, torna o ciclo comercial B2B mais longo, principalmente quanto à conversão de leads, que são clientes em potencial, bem como a concretização de vendas.

Já no relacionamento B2C, o ciclo tende a ser mais curto e rápido, porque precisa apenas de um tempo menor e de um processo decisório mais simples para fazer uma compra.

Os clientes do modelo B2C mudam seus hábitos de consumo mais frequentemente, se comparados aos clientes B2B.

Exemplos de vendas B2B

Visto isso, a seguir, serão destacados quatro exemplos de empresas que operam seu negócios no modelo de negócios B2B, tais como:

  • EBANX;
  • Slack;
  • Gupy;
  • Ambev.

A EBANX é uma empresa brasileira na área de tecnologia que elabora e fornece soluções para que pagamentos internacionais possam ser processados. A sua plataforma atende diversos clientes muito importantes.

O aplicativo de mensagens Slack possui uma carteira diversificada de clientes e sua função é conectar colaboradores e equipes de empresas, permitindo a administração da produtividade dos mesmos e também projetos, compartilhando tarefas e arquivos.

A Gupy é uma plataforma que atua nos processos de recrutamento, seleção e admissão de trabalhadores de limpeza de estofado, por exemplo, como para o preenchimento de outros cargos e funções empresariais, em vários segmentos.

Por fim, a Ambev, fabricante de bebidas alcoólicas, refrigerantes, sucos, chás e energéticos, é uma das maiores abastecedoras dos estoques de supermercados, atacadistas, bares, restaurantes e lanchonetes.

Considerações finais

Como foi possível ver ao longo do artigo, B2B é um modelo de comercialização de produtos e serviços realizados de empresa para empresa.

Dessa forma, uma companhia atua sendo a fornecedora e a outra é cliente, onde não há a participação de pessoas físicas que desempenham o papel de consumidores finais.

O modelo de vendas B2B abrange a assistência e o suporte a diversos setores e departamentos de uma empresa, como gestão, marketing, compra e venda de insumos e matérias-primas, e a área de tecnologia para arquivo de dados.

O modelo B2B não necessita de espaços físicos, como pontos de venda de produtos e serviços, porque pode realizar suas operações comerciais através de plataformas online, como um e-commerce ou marketplaces.

Além disso, o B2B não é voltado para consumidores finais como o B2C, mas, sim, para outras empresas que precisam de produtos e serviços para realizar suas operações e processos de trabalho.

No B2B, o fornecimento de produtos e serviços é ágil, e pode abranger desde a entrega de matérias-primas até a elaboração de soluções de tecnologia da informação para indústrias, atacadistas ou revendedores.

Inclusive, as empresas que fazem uso do modelo B2B conseguem aumentar o seu volume de vendas de forma bastante significativa.

Portanto, as estratégias de marketing digital aplicadas ao B2B são muito importantes para que as empresas cresçam, independentemente do seu porte e do segmento em que atuam.

Texto desenvolvido por Guia de Investimento.

 

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Persona: O que é e como definir uma para o seu negócio?

A criação de uma persona é um dos desafios dentro de qualquer empresa, sendo considerado também uma estratégia essencial para que as ações de marketing digital sejam mais assertivas.

O processo de desenvolvimento da persona envolve o entendimento sobre o usuário e cliente ideal. 

É exatamente nisso que consiste tanto a dificuldade quanto a importância da estratégia. Afinal, a empresa conseguirá compreender o público da melhor forma possível, entregando bons resultados. 

De forma geral, a persona representa um cliente ideal e é semi-fictício, reforçando características que representam a base mais qualificada dos clientes ativos.

Ou seja, tem como base dados reais dos clientes, levando em conta seus comportamentos, características e gostos. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura a seguir!

Persona e público-alvo: são o mesmo conceito?

Independentemente da área em que possa atuar, é fundamental conhecer bem seu público-alvo para criar estratégias, se comunicar adequadamente ou vender qualquer produto. 

Nesse momento, contudo, é comum se deparar com duas estratégias distintas: persona e público-alvo. Isso pode despertar diversas dúvidas. Afinal, ambos tratam do mesmo conceito? A resposta é não! Vamos entender as diferenças a seguir. 

O público-alvo coloca o consumidor no centro das estratégias de marketing e busca entender alguns pontos sobre ele, como a faixa-etária, gênero, escolaridade, rendimento, interesses, assim como características comportamentais. 

Agora, quando falamos em persona, precisamos definir um personagem mais específico a partir desses dados coletados. 

Ou seja, com base no que foi levantado acerca do público-alvo é possível humanizar mais o público e criar um perfil específico para considerar ao criar as campanhas.

Dessa forma, é uma análise mais aprofundada do que foi detalhado previamente com o público-alvo. 

Para criar uma identidade precisamos definir um nome, idade, área de formação/atuação, a escolaridade dessa pessoa, o bairro em que ela mora, sua renda, dentre outros.

Importância de definir uma persona para o seu negócio 

Agora que você já entendeu a diferença entre público-alvo e persona, pode existir a seguinte dúvida: mas, por que isso é importante para o meu negócio? Não se preocupe que listamos algumas vantagens a seguir:

  • Conhecimento aprofundado sobre quem é o seu público;
  • Permite criar estratégias mais assertivas; 
  • Consegue-se definir os melhores canais de comunicação;
  • Melhora ainda mais a experiência do usuário.

     

Uma empresa que conhece bem seu público-alvo possui também um diferencial competitivo no mercado, qualificando o relacionamento com o usuário e tem como consequência o aumento do número de vendas. 

Conheça os tipos de personas

Com o entendimento do conceito do que é uma persona, assim como a sua importância para a criação de estratégias de marketing digital, chegou o momento de conhecer alguns tipos de personas e definir qual, ou quais, melhor atende(m) a sua marca. Acompanhe. 

1. Buyer persona

Esse é o tipo de persona mais comum e representa um comprador ideal para sua empresa. 

Nesse sentido, sua empresa tem o desafio de produzir um conteúdo que atinja esse consumidor a partir da compreensão de quais são suas demandas, necessidades e comportamento. 

A ideia é fechar a venda, por isso, é essencial, criar estratégias que gerem um impacto positivo no cliente em potencial. 

Isso envolve compreender qual é a melhor forma de pagamento para esse cliente, assim como os seus problemas (pensando em como sua empresa pode trazer a solução). 

2. Audience persona

No cenário digital é muito importante que as empresas invistam na interação com os usuários. 

Só que muitas vezes o comprador de uma empresa tem um perfil diferente do que a audiência das suas redes sociais.

Por isso, recomenda-se criar também uma audience persona com o objetivo de entender quais pessoas visitam suas páginas nas redes sociais e como é possível transformá-la em um cliente ou defensor da marca.

3. Proto persona

Esse tipo de estratégia é direcionada para o brainstorming da sua equipe, termo que representa uma reunião na qual existe uma “tempestade de ideias”, cuja finalidade é criar estratégias sobre um determinado tema. 

Nesse caso, existe uma avaliação de quem são os clientes da sua empresa para, assim, criar um protótipo inicial desse público para um desenvolvimento posterior, e melhor adequação dos produtos e serviços considerando esse cliente.

4Brand persona

Você sabia que a persona pode ser a sua empresa e não necessariamente uma pessoa externa? 

É muito importante investir na humanização da marca por meio de ações com os seus colaboradores (público interno) e desenvolver uma personalidade única para o negócio, encantando e criando identificação com clientes e demais stakeholders. 

Além disso, existe a possibilidade de mostrar como é sua companhia, trazendo uma visão de proximidade. 

Pode ser que ao longo da jornada sua empresa tenha mais de uma persona. 

Por isso, é essencial fazer esse alinhamento junto à equipe de marketing digital, criando os perfis mais adequados conforme os subnichos do negócio e desenvolvendo as melhores estratégias para a marca como um todo.

Texto desenvolvido por Ideal Marketing

 

 

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