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Copywriting para Instagram: Como Transformar Seguidores em Clientes

Introdução sobre Copywriting para Instagram

Hoje em dia, um dos principais meios de comunicação para expor seus produtos, são as redes sociais, sendo o mais utilizado o Instagram. Embora muita gente deseje captar mais clientes, eles podem acabar passando por dificuldades, porém, o copywriting pode ser uma ferramenta extremamente favorável para aqueles que querem elevar seu nível.

Dessa maneira, caso você esteja querendo começar um negócio, ou até mesmo expandir o seu atual, é fundamental que conheça algumas dicas que servirão para te ajudar a elevar seu negócio, bem como melhorar o relacionamento com os clientes. Outra maneira de ganhar clientes é através de um sistema crm.

Outra coisa que é bom lembrar, o que movimenta o mercado atual é a competitividade, então, se você quer que seus serviços sejam mais reconhecidos, deve se mostrar um diferencial entre seus concorrentes.

Essa demonstração de diferenciais deve ser feita através da adesão de diversas ferramentas tecnológicas, como é o caso de um crm, por exemplo. Com as ferramentas certas, o êxito é certo.

O que significa copywriting?

Antes de entender como utilizar essa estratégia para aumentar seus clientes, é relevante conhecer o que significa esse termo, bem como a importância para alavancar suas vendas.

Copywriting é uma técnica que vem sendo muito utilizada, que tem como função convencer seu público através da escrita a realizar alguma ação específica, como:

  • Acessar um site ou perfil;
  • Adquirir um material;
  • Realizar uma compra;
  • Realizar o download de algum conteúdo.

Dessa maneira, pode-se dizer, em suma, que a técnica de copywriting é uma produção de conteúdo, que faz o cliente entender qual a importância e a qualidade do produto oferecido, ação precisa para convencer o cliente a chegar às conclusões certas por si mesmo.

Essa técnica melhora a relação com o cliente, assim como o crm online gratis.

Muito utilizado em estratégias de marketing atuais, esse tipo de tática é favorável para qualquer empresa que deseja aumentar seu número de clientes, pois consegue convencer, através de uma escrita simples, o impacto ou a importância do serviço que será oferecido.

O copywriting é muito importante para seu perfil, pois com uma imagem você não irá conseguir convencer seus seguidores a se tornarem clientes, pois não há nada realmente apelativo para tal.

Por isso, através de um bom diálogo, é possível fazer com que as pessoas se interessem pelo seu conteúdo.

Outra forma de melhorar o relacionamento com os clientes, é através de um software crm gratuito, pois você consegue ter uma relação mais próxima com eles, além de aumentar também o número de vendas.

Como utilizar o copywriting no Instagram

Agora que ficou mais claro do que se trata essa tática da qual vem sendo amplamente utilizada. Ela permite que seu negócio atinja mais pessoas, o que também significa que seu número de vendas aumentará significativamente, de forma semelhante a que se utilizasse um pipeline de vendas, por exemplo.

      1. Definir e entender seu público alvo

Todo e qualquer serviço deve estar direcionado a algum público específico.

Mesmo que queira expandir seus horizontes, deve-se sempre ser feito um bom planejamento acerca do que deseja oferecer aos seus clientes, já que isso o antecipa para diversos problemas que podem vir a aparecer no caminho.

Além disso, você deve se colocar na pele do cliente que deseja atingir.

Essa técnica funciona através da empatia, pois para definir a estratégia de venda, o primeiro a ser convencido da aquisição do produto. Essa é uma boa forma de criar as técnicas apropriadas e mais efetivas.

      2. Não mostre somente o produto

Muitas pessoas utilizam apenas a “imagem” do produto, mas não aproveitam do significado que pode ter para a vida da pessoa.

Através de uma escrita bem elaborada, mas que seja simples, sem muita poluição visual, faz com que o cliente sinta-se tocado de alguma forma por aquilo que você quer que ele desfrute.

      3. Utilize a criatividade

Muitas pessoas prezam pelo lado criativo que uma empresa tem de demonstrar o produto. Portanto, não poupe no quesito criatividade, apele para aspectos visuais e textuais que você acha que irão fazer com que seus seguidores se interessem por aquilo que quer vender.

Mas é sempre bom lembrar de não exagerar em nada que for fazer, extrapolando a parte boa da criatividade, que é justamente algo mais simplório.

Muita gente acha que os conteúdos devem contar com quantidades descomunais de informação, o que deve ser evitado, já que as pessoas costumam passar batido por esse tipo de publicação.

A poluição visual nem sempre está somente ligada às imagens, por isso textos bem escritos e eficientes também precisam ser sucintos.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

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Saiba como usar o Copywriting no E-mail Marketing

A produção de conteúdo para a web tem uma palavra-chave: persuasão. Assim como a publicidade tradicional, os textos devem convencer as pessoas a tomarem alguma atitude, seja nas mídias sociais ou a partir do Copywriting no email marketing.

Aliás, no caso do e-mail marketing, isso é ainda mais evidente. Por se tratar de um formato usualmente empregado para clientes específicos em momentos particulares da jornada de compra, a persuasão precisa estar à altura.

As técnicas de redação para a internet têm muitos insights importantes. Vamos te guiar no mundo do copywriting.

Continue a leitura para entender esse conceito e ter acesso a dicas valiosas para empregá-lo no e-mail marketing de seguimentos do tipo empresa de ensaio de dureza e de outros. 

O que é copywriting?

Copywriting é um termo amplamente utilizado em marketing e publicidade. Refere-se à prática de escrever com técnicas persuasivas para incentivar uma pessoa a realizar uma ação. Em marketing digital, isso pode ser:  

  • Visitar um site;
  • Baixar um e-book;
  • Fazer uma compra;
  • Ceder informações de contato.  

Essa técnica é usada em formatos usados para promover produtos e serviços de diversos tipos. Copy é o nome dado ao texto do anúncio. É uma técnica antiga que segue muito popular hoje em dia.

Como você já sabe, a arte de vender não pode se limitar apenas ao ato de comercializar o produto final. Tanto que os redatores nem sempre visam fazer uma venda imediatamente.

A ideia principal é expandir a experiência do consumidor no funil de vendas e levá-lo, passo a passo, por meio de conteúdo estrategicamente desenvolvido e compartilhado, até seu destino final – ou seja, a conversão.

Saiba como desenvolver uma estratégia de copywriting

Escrever muito bem não é o bastante para motivar o visitante a perguntar o valor dos serviços de uma empresa de limpeza.

Quando falamos de copywriting aplicado a e-mails, é preciso se preparar e planejar cada ação.

Defina os objetivos

Antes de colocar a mão na massa, estabeleça metas e caminhos para os clientes através do funil de vendas.  

Para o ajudar nesta jornada, uma prática amplamente adotada é o calendário editorial. Com ele você pode planejar cada fluxo de e-mails e lançar campanhas de forma estratégica, inclusive, explorando feriados e datas comemorativas.

Lembre-se que esses dados também serão importantes caso sua empresa utilize serviços de automação de marketing.

Invista na exclusividade

As pessoas recebem dezenas (ou centenas) de e-mails diariamente. Se as campanhas da empresa especializada em portaria remota apresenta conteúdos básicos facilmente encontrados em outros lugares, ele nunca atrairá a atenção.  

Para se destacar e conquistar a confiança dos seus leitores, um dos elementos essenciais do copywriting é a exclusividade.  

Por isso, seja criativo, invista em pesquisas e garanta que seu conteúdo seja único, com novas informações que combinem com o perfil de cada cliente.

Analise as métricas 

Assim como o relacionamento com o cliente não termina com a venda, seu trabalho não termina quando o e-mail é enviado.

Monitore as métricas de perto, veja se o conteúdo está funcionando bem, veja quais táticas devem ser usadas e determine quais devem ser evitadas. 

Ao analisar esses e outros resultados, você terá mais informações para tomar decisões e tornar seu site ou blog dedicado a transformadores de tensão ou outros um sucesso.

Para tornar as decisões ainda mais embasadas e efetivas, é possível aplicar testes A/B também, melhorando linhas de textos, títulos e até imagens e botões usados, para além do copywriting.

Conte histórias 

Contar histórias não é uma técnica para ser usada aleatoriamente: através das histórias de sua empresa ou clientes, os personagens poderão se identificar e compartilhar dores, medos e ansiedades.

Portanto, é provável que certas empresas vejam o valor de uma determinada solução quando perceberem que outras marcas seguiram o mesmo caminho e foram bem-sucedidas.  

Um bom copywriting tem o poder de criar e influenciar a percepção das pessoas sobre a marca.  

Além disso, também é fundamental estabelecer um bom relacionamento com o público-alvo e influenciar todas as etapas da jornada de compra do público, desde a descoberta até a avaliação e compra.

6 dicas de copywriting para e-mail marketing

O e-mail marketing é um formato bastante específico. Ele é mais imediato que uma postagem de blog, mas tem que competir com muitos remetentes.

As técnicas de copywriting que listamos acima podem contribuir muito para esse tipo de estratégia.

Desde o uso de recursos além do texto até o tipo de linguagem adotada, separamos 6 dicas de copywriting para e-mail marketing.

  1. Entregue o que promete

Não há nada mais frustrante para os usuários do que abrir um e-mail por causa do título muito chamativo e descobrir que ele não cumpre a promessa.  

Se você chamar a atenção do leitor com seu título, não o decepcione. Antes de enviar um e-mail, sempre garanta que o conteúdo está de acordo, respondendo a expectativa que será gerada.

Por exemplo, se você anunciar “oferta” no assunto do e-mail, informe ao leitor qual é a oferta, quanto custa a consultoria tributária e qual é o preço atual.

Indique também se a promoção tem prazo fixo ou se será válida enquanto durarem os estoques.

  1. Use linguagem simples 

A primeira ação ao abrir um e-mail é ler o conteúdo dinamicamente. Em outras palavras, a pessoa passa pelo texto para ver se vale a pena dar uma olhada no conteúdo completo, lendo de forma mais detalhada o material.  

Portanto, a melhor estratégia para deixar seus leitores saberem sobre o que você está falando em seu texto é escrever parágrafos curtos e trazer tópicos claros para o material.

Desta forma, a leitura torna-se mais envolvente e ajuda a espalhar informações. Usar outros truques para chamar a atenção de potenciais clientes também é válido.

Você pode usar imagens, infográficos ou até vídeos. O problema não é o formato, mas como você o usa.

Se você o utilizar de maneira inteligente, o engajamento do e-mail marketing sobre  prevenção e combate a incêndio certamente vai disparar.

  1. Personalize

A personalização é uma ótima ação para humanizar, atrair e até para aplicar o storytelling. Isso porque há uma tendência de evitar postagens que não se enquadrem no nosso perfil. 

Então, é preciso deixar claro que ao criar conteúdo de e-mail você precisa escrever para alguém que já tem um relacionamento com sua empresa, não um estranho. 

Desenvolver conteúdo específico para ela é essencial. Tanto para se colocar mais próximo dos clientes, quanto para garantir que eles engajem.

Uma dica muito importante é chamar as pessoas pelos nomes. Pode parecer um detalhe pequeno, mas faz muita diferença.

  1. Faça perguntas

Uma estratégia comumente usada para envolver o leitor é usar perguntas no decorrer do texto. Afinal, fazer a pergunta certa na hora certa pode aumentar a curiosidade.

As perguntas têm o poder de fazer as pessoas questionarem e buscarem confirmações ou respostas, atraindo mais interesse, tanto a si mesmas quanto ao conteúdo que você dá a elas.  

O objetivo desta técnica é fazer com que o leitor sempre responda “sim” à pergunta. Assim, quando você cria o conteúdo de um e-mail, sempre se questione como o leitor irá responder ao seu texto.

  1. Use CTAs

As calls to action são frases curtas, geralmente no final dos e-mails, que incentivam o leitor a tomar uma atitude, seja verificar o endereço da empresa de conservação e limpeza junto ao negócio do setor imobiliário para iniciar o empreendimento ou mesmo se inscrever em um webinar sobre os processos fiscais de empresas, junto ao setor contábil. Ou seja, clicar em um botão ou baixar um e-book.

Ter um CTA em seu e-mail é essencial, pois mostrará aos seus leitores o que se espera deles quando terminarem de ler todo o conteúdo.  

O CTA nem sempre tem de ser um botão que leva a um link externo. Pode ser uma chamada para um cliente em potencial responder ao e-mail em caso de dúvida ou mesmo incentivar o compartilhamento entre outras pessoas sendo uma ótima medida.

O mais importante é que ele se enquadre na sua proposta de comunicação. Além de fazer sentido para o leitor tomar a ação desejada.

Uma maneira de aumentar a eficácia de um CTA é usar verbos imperativos ou infinitivos. Como “baixar um e-book”, “melhorar minha escrita”, entre outros.

O posicionamento do CTA também pode ajudar ou atrapalhar as conversões. Sempre que possível, coloque o seu CTA em um lugar que os leitores não precisem rolar para baixo. Faça-o aparecer já na primeira janela.

  1. Conheça o problema do público

Criar material especializado exige saber exatamente quais problemas as pessoas estão procurando resolver quando pesquisam sobre portão de alambrado.

É necessário pensar como a persona, compreender as dores delas para, então, fornecer a melhor solução possível.

Pode ser que o leitor ainda não tenha sentido a necessidade de comprar o seu produto. Nessa hora, o ideal é destacar os aspectos diferenciais dos itens, as vantagens de tê-los.

Quando as pessoas percebem que a marca entende perfeitamente os objetivos delas, a comunicação se torna muito mais eficiente.

Conclusão

Escrever para a web demanda se adequar às particularidades de cada formato e ambiente, mantendo o interesse do leitor e o levando a uma jornada para uma ação, seja um clique ou uma compra. Nesse texto, lidamos com as particularidades do marketing feito por e-mail.

A união desse formato com as técnicas de copywriting resulta em muitos acessos e, por consequência, mais conversões, devido a proximidade do canal ao usuário, agregando ainda mais confiança e valor.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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