Personas são personagens fictícios que representam o perfil de cliente ideal da empresa, baseando-se em dados de clientes reais, como informações demográficas, comportamento de consumo, problemas e desafios.
Trata-se de uma ferramenta de segmentação poderosa e que funciona como base para as estratégias de marketing digital. É muito importante pensar em quem a marca quer alcançar e para quem produz seus conteúdos.
Os negócios precisam definir muito bem com quem vão se comunicar e quem são as pessoas que deseja educar, entreter e transformar em clientes. Em outras palavras, a marca precisa definir quem é sua persona.
Isso é fundamental porque todas as estratégias de marketing são pensadas para aumentar os lucros do negócio, mas para funcionar, precisam ser direcionadas para as pessoas certas.
Com base nisso, fica claro que a persona é um elemento fundamental para os lucros e não é possível reproduzir boas estratégias se elas não são voltadas para quem realmente vai se interessar.
Tendo em vista a importância e a relevância da persona para as marcas, este artigo vai mostrar a definição dessa ferramenta, a importância de criá-la para as empresas e quais são os tipos de personas existentes.
Entendendo o que é persona
Persona nada mais é do que um personagem semi fictício que representa o cliente ideal de uma marca, e considerando dados e comportamentos de clientes reais. Sua criação orienta os conteúdos e as estratégias de marketing digital.
O objetivo da persona é sintetizar as características dos compradores para que a organização possa desenvolver estratégias de acordo com o público e que realmente sejam capazes de atender suas demandas.
Para definir sua persona, uma autoescola de reabilitação CNH provisória deve pesquisar várias informações, como:
- Profissão;
- Atividades que fazem durante o dia;
- Canais que usam para se informar;
- Necessidades.
A persona é embasada em dados e não em suposições e é exatamente por isso que torna as estratégias de marketing digital tão assertivas. Ela é muito importante para as estratégias de marketing de conteúdo e inbound marketing.
Por causa disso, tornou-se uma ferramenta de planejamento crucial para centralizar as estratégias no consumidor.
Um bom exemplo de persona seria: André, 38 anos, solteiro, profissional de TI em uma grande empresa de tecnologia. Possui perfil analítico, gosta de novidades e inovações e deseja se qualificar, porém, não tem muito tempo disponível.
Importância da persona para as empresas
Depois de entender o conceito de persona, já dá para ter uma ideia de sua importância. Essa ferramenta ajuda a aprofundar o conhecimento sobre o público do negócio e este deve ser o primeiro passo para definir com quem a empresa vai se comunicar.
Depois, é essencial aprofundar os conhecimentos obtidos sobre eles ao elaborar a persona. Por exemplo, em uma campanha de calça brim masculina para trabalho, o foco é o público com vida profissional ativa.
No entanto, é muito importante saber como é o dia a dia dessas pessoas, as dúvidas que possuem, seus objetivos profissionais, entre outras questões que vão a fundo no perfil para entender sua complexidade.
A ferramenta também é fundamental para entender o valor do produto ou serviço para o público, por isso descreve a rotina das pessoas, tendo como foco suas dores, desejos, dúvidas e necessidades em relação à proposta de valor da marca.
No caso de uma universidade que está criando uma campanha de vestibular, sabe que os alunos do ensino médio estão cheios de dúvidas sobre a profissão que desejam seguir.
O produto oferecido é o vestibular, uma das etapas mais difíceis para seguir os estudos. Este é o espaço que o produto ocupa na vida dos estudantes, assim, a persona ajuda a perceber como a empresa pode ser útil para o público.
A ferramenta é indispensável para definir quais canais de comunicação a companhia deve usar e é por meio deles que a marca vai se comunicar com as pessoas.
Além de escolher os canais mais importantes para a sua estratégia, uma lavanderia sob medida também vai usar a persona para definir as pautas do marketing de conteúdo.
Isso porque são essas pessoas que levantam as principais dúvidas e necessidades da audiência e cada dúvida pode ser transformada em um assunto abordado na publicação do blog ou nas postagens nas redes sociais.
O propósito do conteúdo é resolver as dores ao longo da jornada de compra e guiar os consumidores do topo ao fundo do funil de vendas.
Mais do que guiar pautas, a persona também vai determinar qual é a linguagem e o tom de voz desses materiais, tendo em vista que a companhia precisa se comunicar da melhor forma.
De nada adianta usar um tom de voz muito informal se o público é formado por gestores de empresas. É algo indispensável para qualquer ponto de contato com o consumidor, como no caso das campanhas pagas.
Para criar bons anúncios, um fabricante de empilhadeira semi elétrica 1500 kg precisa definir o público-alvo para filtrar quem vai impactar, e a persona ajuda a construir a mensagem dos anúncios, por meio de linguagem e tom adequados.
Por fim, ela é muito importante para otimizar a experiência do usuário no site institucional. Além de levantar o perfil comportamental dos indivíduos, a ferramenta mostra de que maneira eles usam o site.
A marca consegue entender por onde eles chegam, como navegam, que tipo de conteúdo procuram, entre outras informações relevantes.
Com base nisso, designers e desenvolvedores conseguem otimizar a navegação, funcionalidades e layout para atender as demandas dos usuários e oferecer a melhor experiência.
Tipos de personas existentes
Existem diferentes tipos de persona e é necessário se aprofundar sobre cada um deles para escolher a opção mais adequada. São eles:
Buyer persona
O exemplo mais comum e usado pelas organizações é a buyer persona. Como o próprio nome sugere, esse perfil representa o comprador do negócio, trazendo seus comportamentos, demandas, desafios e objetivos.
A partir dessa criação, fica mais fácil direcionar os esforços para gerar impactos positivos no cliente e aumentar as chances de vendas.
Um fabricante de painel para TV quarto planejado pode usá-la para entender as preferências em relação aos métodos de pagamento, identificar de que maneira as soluções podem resolver os problemas do cliente, entre outras finalidades.
A partir do momento em que o negócio entende o comportamento de compra do consumidor, consegue planejar uma estratégia eficiente e alcançar os melhores resultados.
Audience persona
Outros elementos fundamentais para o cenário digital são a interação e o engajamento entre as marcas e as pessoas, mas, muitas vezes, a audiência apresenta um perfil diferente do comprador da marca.
Uma loja de móveis para closet planejado com penteadeira deve criar a audience persona para representar quem visita os perfis nas redes sociais, consome as publicações do blog, assiste aos vídeos e por aí vai.
É uma ferramenta muito útil para os negócios de todos os tipos que querem construir seu brand awareness.
Brand persona
A persona não precisa ser exatamente o consumidor ou a audiência, visto que pode ser a própria empresa. O propósito com esse tipo é humanizar a marca e criar um perfil que represente os valores e a visão da corporação.
Os conceitos são traduzidos a partir de mensagens efetivas existem muitas empresas que alcançaram o sucesso dessa forma, depois começaram a se comunicar de maneira mais assertiva com todos os clientes e seu mercado.
Proto persona
Uma clínica de exame admissional de sangue pode criar a proto persona para ter uma versão inicial de seu perfil ideal de cliente. A criação ocorre por meio de um brainstorming com a equipe, avaliando as características dos clientes.
Em outras palavras, trata-se de um direcionamento inicial para estruturar perfis mais completos que vão direcionar as estratégias futuramente.
Entretanto, além de conhecer todos esses tipos, é necessário saber escolher o mais apropriado e tudo vai depender dos objetivos do negócio.
Se a companhia deseja investir em marketing de conteúdo para fortalecer sua reputação e se tornar mais relevante no mercado em que atua, primeiro deve conhecer sua audiência e determinar o tom de voz adequado.
Se esse for o caso de uma empresa de pintura de sinalização viária, o ideal é usar a audience ou brand persona. Já para uma plataforma e-commerce que deseja vender mais, o ideal é usar a buyer persona.
Em linhas gerais, o ideal é definir os objetivos e então criar personas que vão orientar as estratégias de marketing e vendas.
Considerações finais
Sem construir a persona da marca, não é possível direcionar as estratégias de marketing digital de maneira assertiva e obter bons resultados.
Além disso, quando a marca conhece seu perfil ideal de cliente, consegue estabelecer um bom relacionamento com as pessoas e aproveitar os benefícios.
Texto desenvolvido por Guia de Investimento